Governo / REFORÇO

09 de Agosto de 2022 09h18

Prefeitura de Cuiabá realiza treinamento de líderes comunitários para prevenção e combate a incêndios urbanos

09/08/2022

EMILY MAGALHÃES

Jose Ferreira

Arquivo

A Prefeitura de Cuiabá, por meio das secretarias municipais de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano Sustentável, Ordem Pública, Defesa Civil de Cuiabá e Secretaria Adjunta de Governo de Relações Comunitárias (Sarc), realizou na tarde desta segunda-feira (8), o treinamento dos presidentes dos bairros da capital para prevenção e combate a incêndios urbanos. A ação, que também conta com apoio do Corpo de Bombeiros Militar, integra o programa “Cuiabá sem queimadas”, que será lançado na próxima quarta-feira (10), às 8h, na Praça Alencastro.

Representando o prefeito Emanuel Pinheiro, o secretário de Governo, Luís Cláudio Sodré, destaca sobre a importância do treinamento dos mais de 100 presidentes de bairros e da prevenção contra incêndios urbanos.  

“Há algum tempo Cuiabá esteve no mapa das cidades que mais queimaram na área urbana no Brasil. Depois que nós implementamos junto com a Secretaria de Meio Ambiente a luta contra queimadas dando condições de combate, desde o ano passado pouco se falou sobre queimadas urbanas. Mas, também contamos com as lideranças comunitárias, e esse treinamento que eles estão recebendo pode até evitar a ida das equipes até os bairros, porque se prevenirmos pouco trabalho daremos a Defesa Civil e ao Corpo de Bombeiros. Prevenir é melhor do que remediar e Cuiabá vai ser exemplo para o Brasil”, disse o secretário.

O secretário de Ordem Pública, Leovaldo Sales, reforça a confiança e o respeito da gestão Emanuel Pinheiro com o trabalho realizado pelos líderes comunitários.  “Mais uma vez a gestão manifesta a confiança, consideração e respeito pelas lideranças comunitárias. Sem a participação comunitária, as ações são ineficazes. Portanto, estabelecer essa parceria e fazer com que a liderança trabalhe em prol da defesa do meio ambiente é, sem dúvida nenhuma, uma grande possibilidade potencializar nossos instrumentos e de aumentarmos nossa eficácia”, pontua Sales.

 “Essas são as pessoas que podem passar as informações para a população e ser o nosso olho na comunidade para nos repassar tudo o que está ocorrendo. Estamos entrando na campanha Cuiabá sem queimadas e esse é o começo das ações. Além disso, contamos com a colaboração da população e orientamos para que evitem colocar fogo em lixos ou terrenos baldios. Caso vejam alguém ateando fogo, pedimos que entrem em contato conosco por meio dos nossos canais de denuncia”, acrescenta o diretor da Defesa Civil de Cuiabá, José Pedro Zanetti.

A presidente do bairro Residencial Itapajé, Rosemary Matos, parabeniza a gestão pela iniciativa e afirma que o treinamento deve colaborar significativamente no trabalho de combate às queimadas. “Agora posso levar para as pessoas da comunidade as orientações necessárias para que não façam mais queimadas, porque esse é um trabalho muito importante de conscientização realizado pela Prefeitura em conjunto com a comunidade”, comenta.

CANAIS DE ATENDIMENTO

A Defesa Civil de Cuiabá reforça à população os canais de atendimento pelo telefone (65) 3623-9633 e WhatsApp (65) 99310-8810 para o recebimento de denúncias sobre casos de queimadas urbanas e outras situações de riscos.

As denúncias também podem ser realizadas pelo Disque-Denúncia da Secretaria de Ordem Pública pelo telefone (65) 3616-9614, com atendimento de segunda à sexta-feira, das 8h às 18h, ou ainda pelo 193 do Corpo de Bombeiros Militar.