Governo / SUSTENTABILIDADE

07 de Fevereiro de 2018 09h31

Prefeitura de Cuiabá e Teoria Verde firmam parcerias em prol da consciência ambiental

07/02/2018

RAFAELA GOMES CAETANO

Luiz Alves

Desenvolver a consciência ambiental na população, através de uma série de iniciativas dinâmicas, é o principal aspecto da nova parceria firmada entre a Prefeitura de Cuiabá e a ONG Teoria Verde, nesta terça-feira (06). A união de forças visa envolver crianças, jovens e adultos na construção de um novo conceito ecológico participativo, onde os munícipes são encorajados a cuidar do meio ambiente constantemente, mediante atitudes simples e eficazes.

“O grupo Teoria Verde exerce um papel crucial na Capital e em todo o Estado, levando o conhecimento e atitudes concretas que surtem impacto direto na preservação do nosso ecossistema. Este compromisso de planejar mudanças positivas é uma das coisas que mais nos inspira como poder público e daremos todo o suporte para que a mentalidade da nossa população seja transformada por ações efetivas. Muito mais que fazer a remoção dos resíduos sólidos dispersos nas vias públicas, a Prefeitura quer que o contribuinte entenda que o compromisso com a destinação do lixo é algo que começa em nós, mas se estende a todos os que habitam aqui. Pensando nisso, desenvolvemos atividades como a Gincana Ecológica, que tem envolvido os alunos da rede municipal de ensino em uma divertida cruzada em prol da retirada de garrafas PET das ruas. E com esse mesmo entusiasmo, traremos a ONG mais para perto, iniciando um programa de palestras sobre os cuidados com o meio ambiente nas nossas escolas. Vamos alinhar os detalhes necessários e muito em breve começaremos esse contínuo trabalho”, afirmou o prefeito Emanuel Pinheiro.

A parceria com a Prefeitura vai contemplar também uma operação ostensiva de conscientização durante as festividades do Carnaval municipal. Durante os quatro dias de evento, equipes da organização farão uma campanha dinâmica direto do palco, iniciando um movimento de propagação da cultura ecológica, com um grito de guerra. O objetivo é ecoar o simples compromisso de descartar o lixo corretamente, evitando que pilhas de resíduos sólidos se amontoem após as celebrações. A medida servirá como um estímulo na mudança do comportamento dos foliões, que são habituados a se desfazerem de embalagens de maneira incorreta. Além desta primeira ação, a entidade buscou o apoio do município para a execução de algumas operações, como a limpeza do Pantanal, bem como para a construção de uma ecobarreira.

“Nossa estratégia é desenvolver ações que mostrem ao cidadão que nem tudo depende apenas do poder público, mas que é fundamental se engajar nesse processo de transformação da mente e das atitudes. Muito mais que passarmos os resto de nossas vidas fazendo constantes retiradas de lixo descartados em locais impróprios, queremos que a população tenha essa compreensão genuína, aplicando-a em seu dia a dia. Nós já fazemos um longo trabalho de palestras em escolas municipais e estaduais e já alcançamos mais de sete mil crianças em todo o Mato Grosso. Com essa premissa da conscientização através do conhecimento, nós viemos pedir o suporte da Prefeitura na limpeza que faremos no Pantanal, que se prontificou a nos ajudar, cedendo caminhões para que façamos a retirada do lixo. Tudo isso será conduzido de maneira responsável, mediante um ofício, respeitando todos os trâmites legais. Além disso, o município nos auxiliará institucionalmente para que possamos projetar as ecobarreiras na região, que ajudarão no controle dos resíduos, impedindo que eles sigam seu curso na natureza, prejudicando-a”, revelou Jean Peliciari, diretor da ong Teoria Verde.

Outras iniciativas dialogadas incluem também a adesão à ação mundial Let’s Do It!. A proposta visa unir o mundo todo em uma grandiosa operação de limpeza simultânea, que neste ano acontecerá em 15 de setembro. Com 150 países já envolvidos, Cuiabá será mais uma cidade a adotar a campanha, se comprometendo a idealizar operações específicas para este dia. Para o secretário municipal de Serviços Urbanos, José Roberto Stopa, a união de forças permitirá que a Prefeitura de Cuiabá amplie ainda mais o seu objetivo de redefinir o conceito da consciência ambiental. “Temos sonhos grandiosos para a Capital dos 300 anos e como parte desse imenso projeto, intervenções de cunho ambiental são fundamentais. Já temos dado sequência no constante plantio de árvores na cidade e com o apoio da Teoria Verde estenderemos essa proposta, incentivando o povo cuiabano a adotar essa mesma prática como um novo hábito”, concluiu o  gestor.

Participaram também da reunião os secretários municipais de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Juares Samaniego, e dos 300 Anos, Junior Leite.