Governo / PREVENÇÃO

14 de Julho de 2021 08h42

Prefeitura de Cuiabá debate planejamento e reforçará ações para combater queimadas

14/07/2021

CAROLINA MIRANDA

Davi Valle

O vice-prefeito de Cuiabá, e secretário de Obras Públicas, José Roberto Stopa, coordenou na manhã de terça-feira (13), reunião para reformatação do Plano Municipal de Combate às Queimadas. “Um movimento que tem como destino a consciência, não tão somente o combate ao fogo, com certeza os resultados serão mais exitosos. Sabemos que, infelizmente, um pequeno percentual acaba tendo parcela de responsabilidade na incidência desses acontecimentos. Por isso,  a insistência na sensibilização das pessoas para não botar fogo no lixo, nos entulhos no quintal, enfim, todos tem que fazer a sua parte”, disse Stopa.

Na reunião, o vice-prefeito ponderou que o Plano deverá contar com reforço para as ações. A previsão é de que o  lançamento ocorra no início do mês de  agosto, onde serão envolvidas organizações não governamentais que atuam em defesa dos animais e do ambiente. “Isso demonstra a vontade de fazer e que estamos fazendo. A gestão Emanuel Pinheiro trabalha para oferecer saúde e segurança a toda população”, acrescentou o vice-prefeito.

O secretário de Governo, Luís Cláudio enfatizou a preocupação do prefeito Emanuel Pinheiro na elaboração de práticas efetiva de controle as queimadas. Devemos centralizar as ações para que todos trabalhem com mesmo objetivo. Precisamos enaltecer Cuiabá. Esse é um plano de governo que irá envolver todas as pastas, pois além da prática executada pelos agentes e brigadistas, tem que ser trabalhada a educação ambiental. São ações que devem andar juntas”, esclareceu Luís Cláudio.

A atividade contou com a participação do secretário de Governo, Luís Claudio de Castro Sodré, Secretarias de  Ordem Pública (coronel Leovaldo Salles), Comunicação e Cultura (Carlina Jacob), Defesa Civil, diretor  José Pedro Ferraz Zanetti e da Comunicação, do servidor Max Baia. Também estiveram presentes os adjuntos de Ordem Pública, Marion Metello e de Esportes, Justino Astrevo.

Um dos pontos considerados prioritários será a ampliação do efetivo. Outra ação já prevista trata-se do reforço com a aquisição de bombas costais e veículos especializados.

Serviço:

A Defesa Civil de Cuiabá mantém um canal de atendimento ativo, onde a pessoa pode denunciar pelo número de WhatsApp, (65) 99310 8810, para os casos de queimadas urbanas, invasões de áreas de risco, crimes ambientais e outras situações de risco.  O serviço funciona 24 horas por dia e os atendimentos das demandas, durante a semana, em horário comercial. “Esse canal está servindo como uma ferramenta facilitadora, pois a pessoa pelo watts pode mandar fotos e a localização exata da queimada. O que reduz o tempo para equipe atender a ocorrência”, diretor de Proteção e Defesa Civil, José Pedro Ferraz Zanetti.

Zanetti lembrou que as ações de prevenção realizadas pela Defesa Civil em conjunto com o Corpo de Bombeiros começaram no mês de maio. Com a aproximação da época da estiagem, as denúncias aumentaram, sendo recebidas em média 10 ligações por dia. De maio pra cá foram registradas 250 ocorrências. 

A próxima reunião está agendada para quinta-feira (15).