Governo / META ULTRAPASSADA

12 de Agosto de 2020 07h00

Prefeitura aumenta em mais de 200% o número de equipes de saúde bucal

12/08/2020

CELLY SILVA

Luiz Alves

Arquivo

O prefeito Emanuel Pinheiro bateu, nesta segunda-feira (10), a meta de 40 equipes de saúde bucal em Cuiabá, com a reforma e ampliação da Unidade de Saúde da Família (USF) Colorado I e II, que agora conta duas equipes de saúde bucal. A meta, na verdade foi ultrapassada, com 41 equipes e deve chegar a 50 até o final da gestão. 

“Nós estamos entregando aqui nesta unidade do Novo Colorado a ampliação de dois gabinetes odontológicos. Tudo novinho em folha, poltronas da melhor qualidade, os medicamentos, insumos, tudo o que possa promover o avanço e a humanização na saúde pública bucal da nossa população. E é algo que me toca bastante”, disse o prefeito no ato de entrega da unidade.

O gestor destacou que se orgulha de poder entregar os gabinetes odontológicos que vão atender à população mais carente de Cuiabá e de entregar mais do que prometeu. “Daqui até o final do ano vamos entregar mais ampliações de gabinetes odontológicos, universalizando a saúde bucal na nossa cidade. Então, fico muito feliz em poder estar entregando mais do que aquilo que eu prometi e atendendo à população SUS, priorizando os mais pobres, os mais humildes, os mais carentes, atendendo com dignidade e muito carinho a nossa população”.

Quando assumiu a gestão, em 2017, havia somente 10 equipes de saúde bucal na atenção básica de Cuiabá, nos bairros: Santa Izabel, Novo Paraíso, Centro América, Pedra 90 (5 e 6), CPA 1 e nas comunidades rurais de Nossa Senhora da Guia e Aguaçu. 

Na atual gestão, as equipes de saúde bucal foram ampliadas para as unidades básicas e unidades de saúde da família dos bairros: CPA 1, Renascer, Sucuri, Altos da Serra 1 e 2, Jardim União, Jardim Florianópolis, Despraiado 1 e 2, Pedra 90 (1 e 2), Novo Terceiro 1 e 2, Jockey Clube 1 e 2, Santa Terezinha 1 e 2, Residencial Ilza Picolli, Parque Ohara, CPA 3, Novo Colorado e Jardim Independência. 

As comunidades rurais também passaram a contar com equipes de saúde bucal na região do Rio dos Peixes e também através do Projeto Amor – Assistência Médica e Odontológica Rural. Até o final da gestão, está prevista a ampliação do serviço para os bairros Doutor Fábio, Jardim Imperial, Parque Atalaia e Parque Cuiabá, entre outros, ultrapassando 50 equipes.

“Nós nunca tivemos um salto como esse, investindo na saúde bucal como é preconizado pelo Ministério da Saúde. Os usuários só tem a agradecer, boa parte da população se sente acolhida porque já tem no seu bairro as equipes e, com esse aumento, vem desafogar as clínicas de especialidades odontológicas”, avalia Renei Lara da Silva, coordenador de Saúde Bucal da Secretaria Municipal de Saúde.

Cada equipe de saúde bucal é composto por um cirurgião dentista e um técnico ou auxiliar de saúde bucal. Eles são responsáveis por procedimentos básicos, como restaurações, extração de dente, biópsia, projetos educativos de prevenção e promoção da saúde bucal, inclusive com visitas e palestras nas creches e escolas municipais das comunidades.

O coordenador de Saúde Bucal do município, Renei Lara da Silva, explica que o foco da atenção básica é prevenir para que o paciente não precise realizar procedimentos mais complexos, que também são oferecidos nos nossos centros de especialidades odontológicas. “Essa descentralização do serviço diminui muito o custo e também o tempo de espera do paciente porque ele passa por um clínico geral e, se precisar, vai para um especialista”, explica.