Governo / ECONOMIA

18 de Maio de 2018 11h23

Prefeitura alinha parceria com entidades voltadas ao jovem empreendedor

18/05/2018

ALESSANDRA BARBOSA

Luiz Alves

Arquivo

O prefeito Emanuel Pinheiro recebeu nesta quinta-feira (17) o presidente da Confederação Nacional de Jovens Empresários– CONAJE, Guilherme Gonçalves e o presidente da Associação de Jovens Empreendedores e Empresários – AJE/MT, Vinicius Yule Pardi, com o objetivo de aproximar as associações junto às ações da prefeitura. 

 

As duas associações tem como missão representar, integrar e inspirar os jovens empresários e suas organizações, com o intuito de fortalecer o ambiente empreendedor brasileiro, desenvolver novas lideranças e contribuir para o crescimento do País.

 

Neste sentido, recentemente, a Prefeitura de Cuiabá assinou um convênio com o Sebrae-MT, que vai beneficiar cerca de 30 mil alunos da capital pelo Programa Educação Empreendedora. Para o Município, o ensino do empreendedorismo prepara o indivíduo e faz com que ele reconheça as oportunidades. Serviço esse também, ofertados pelo Centro de Atendimento ao Empreendedor (CAE), da Secretaria de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, que auxilia os Micro e Pequenos Produtores na formalização do MEI (Microempreendedor Individual).

 

“O maior legado que pretendo deixar a esses jovens é uma educação empreendedora. Fazer com eles cresçam como líderes e profissionais focados em serem empreendedores de sucesso. É muito bom saber que associações como essas existem para fomentar a cultura do empreendedorismo, ao jovem que busca uma forma de independência econômica. Nossa gestão tem o maior interesse em estreitar relações com a CONAJE e com a AJE, realizando parcerias positivas para o progresso da nossa cidade. Para mim esta visita vem ao encontro o que procuro manter na minha gestão, que é estimular a juventude para um futuro promissor. Podem contar comigo no que for preciso”, afirmou o prefeito Emanuel Pinheiro.

A visita do presidente da CONAJE se deve a sua participação como palestrante do Ecomep - Encontro Mato-Grossense de Estudantes e Profissionais das Áreas de Direito, Administração, Contabilidade, Economia e Marketing que está acontecendo em Cuiabá, esta semana. A CONAJE está representada em 26 estados brasileiros, estabelecendo políticas públicas e práticas institucionais, que incluam os Micro e Pequenos Empreendedores exercendo um papel ativo e de liderança.

 

“Primeiramente quero dizer aos jovens daqui, que por meio da CONAJE eles têm representatividade dentro do Conselho Nacional da Juventude. Quando o Vinicius da AJE convidou para essa audiência com o prefeito, me coloquei à disposição a fim de assegurar a parceria da entidade com a Prefeitura de Cuiabá, para que juntos possamos articular projetos, eventos e ações que ampliem a troca de informações e gere conexões com o objetivo de promover o intercâmbio de negócios”, ressaltou Guilherme.

 

De acordo com o presidente da AJE/MT Vinicius Yule Pardi, a Prefeitura de Cuiabá terá um papel fundamental para o desenvolvimento focado ao jovem empreendedor, apontando qual a melhor maneira de atuação, principalmente dentro de projetos pré-estabelecidos pelo município. 

“Nossas associações propõem representatividade, desenvolvimento e relacionamento dos nossos associados perante a sociedade. Neste momento, pretendemos casar as oportunidades de manter o relacionamento com o nosso empresariado e, também aproveitar o maior engajamento deles no trabalho social, entrando nos bairros para falar de empreendedorismo, nos colocando a disposição da gestão, em ações neste sentido. Nós pretendemos ainda manter uma agenda de aproximação, para demandar reuniões paliativas com o prefeito, como já são realizadas com outras associações, entidades e grupos”, esclarece Vinicius.

 

Com mais de 100 associados, a AJE Mato Grosso incentiva ações empreendedoras, presta serviços de consultoria empresarial e jurídica, combate a alta carga tributária, promove a educação empreendedora, apoia a inovação, realiza ações de qualificação profissional e empresarial, desenvolve o “networking” e difunde novas oportunidades de carreira e negócios.

 

A prefeitura de Cuiabá por intermédio da Secretaria Nacional da Juventude deverá implantar, ainda este ano, o Programa de Empreendedorismo na Comunidade.