Governo / MEIO AMBIENTE

30 de Janeiro de 2018 17h41

Prefeito visita Centro de Sustentabilidade Sebrae para implantação de práticas ambientais no município

30/01/2018

ALESSANDRA BARBOSA

Luiz Alves

O prefeito Emanuel Pinheiro visitou  na manhã desta terça-feira (30), o Centro Sebrae de Sustentabilidade (CSS). O objetivo foi conhecer a estrutura para aplicar nos aparelhos públicos hábitos sustentáveis. A ideia é implantar esses conceitos nos ambientes de trabalho e na construção de edificações, visando diminuir custos através do uso de recursos naturais e do reaproveitamento de matérias recicláveis. O local foi inaugurado em 2010, e desde então vem atuando na geração e na disseminação de conhecimentos em sustentabilidade aplicada aos pequenos negócios.  

O local hoje é reconhecido como centro de referência em sustentabilidade. Seu papel é mapear inovações, técnicas e práticas sustentáveis no Brasil e no mundo, formular conteúdos exclusivos e mostrar aos empresários e gestores que é possível ser mais rentável, reduzindo impactos no meio ambiente e contribuindo para um desenvolvimento social mais justo e igualitário.

A visita vem ao encontro do propósito do prefeito Emanuel Pinheiro em implantar na administração municipal políticas públicas que gerem mecanismos, por meio de ações sociais e ecologicamente sustentáveis, resultando em economia e qualidade de vida para a cidade.

“Eu fiz a Estação Alencastro já com o ideal de trabalhar com uma proposta sustentável, tanto que aplicamos lá placas de energia solar. Daqui para frente, com esse conhecimento que nos será repassado pelo Sebrae, nossas obras com certeza serão concebidas completamente dentro da aplicação de  recursos naturais e reaproveitáveis”, disse o prefeito.

De acordo com engenheira Suenia Sousa, coordenadora do Centro gerente da obra, o prédio foi projetado com inspiração nas habitações indígenas, inserindo técnicas e conceito sustentáveis, planejado pelo arquiteto José Afonso Portocarrero. Ele funciona como um laboratório de práticas sustentáveis para empresários, estudantes e instituições.

“As construções que utilizam os princípios da arquitetura bioclimática e sustentável, colaboram para a redução do consumo de energia, sem comprometer a sua qualidade, dando  conforto e a segurança a edificação, além de dar  visibilidade a gestão ou às cidades que utilizam dessas soluções”, ressaltou Suenia Souza.

O superintendente da instituição, José Guilherme Barbosa Ribeiro, um entusiasta das causas sustentáveis, destaca a importância da preservação da cultura indígena e das potencialidades dos ecossistemas da nossa região, que devem ser lembradas para serem colocados em prática no cotidiano. “Nós precisamos é ter uma identidade arquitetônica, voltada para o nosso clima. Se aqui é quente, quem mais tem que entender de calor somos nós e, tirar proveito disso. É preciso pensar em projetos que comtemplem nosso clima e usar a natureza equilibradamente”, emociona-se.   

Ele revelou ao prefeito que o CSS recebe visitantes do mundo todo, e aproveitou para convidar a prefeitura a utilizar o local como mais um espaço turístico para a população, como também, para os alunos da rede municipal de ensino que queiram fazer uma aula de campo e descobrir o universo sustentável.  Para agendar a visitação basta entra no site e marcar. http://sustentabilidade.sebrae.com.br/sites/Sustentabilidade/Contato

Devido as suas peculiaridades ambientais e conceito arquitetônico do lugar, o CSS conquistou prêmios e certificações internacionais importantes desde a sua implantação, como por exemplo, a Certificação BREEAM In-use, classificação “Excelente” do Building Establishment Environmental Assessment Method (BREEAM), em 2016, sendo considerado o prédio mais sustentável da América Latina. Em 2018 ele é finalista na categoria Prêmio Regional/ Construções Novas e Em Uso da premiação BREEAM Awards, que acontecerá em março, em Londres. 

A visitação também contou com a presença do secretário de obras do município Vanderlúcio Rodrigues.