Governo / CUIABÁ +300

16 de Fevereiro de 2019 08h00

Prefeito sanciona lei que avança na sustentabilidade de Cuiabá

16/02/2019

CAROLINA MIRANDA

Luiz Alves

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, sancionou nesta sexta-feira (15), a Lei que cria o Plano de Desenvolvimento Sustentável da Capital, denominado Cuiabá +300.

O programa tem como objetivo, a criação de grupos de trabalhos para implementação de políticas públicas voltadas para a preservação do Meio Ambiente, resultando em uma cidade inteligente, moderna, eficiente e sustentável para o próximo tricentenário e para as futuras gerações.  

No ato da assinatura, Emanuel Pinheiro disse que a criação desse programa foi embasada na necessidade dos novos tempos e inspirada nas comemorações dos 300 anos da Capital. “Essa iniciativa de autoria do Poder Executivo deve funcionar como uma mola propulsora de estímulo, mas é importante o envolvimento de todos, não só das empresas, como de toda sociedade civil organizada. Podemos considerar esse ato de celebração desse compromisso, como um marco na área da sustentabilidade no município. Com isso, queremos servir de exemplo para outras cidades e Estados”, declarou.

O superintendente do Sebrae Mato Grosso, José Guilherme Barbosa Ribeiro parabenizou a inciativa do prefeito Emanuel Pinheiro, sendo essa uma visão contemporânea da administração pública, onde apenas as grandes cidades têm essa preocupação constante com a sustentabilidade. “Tenho certeza que essa medida irá se multiplicar, somos eternamente gratos por ter sido escolhidos para o ponta pé inicial desse grande programa”.  

ENERGIA LIMPA - O prefeito Emanuel Pinheiro anunciou algumas medidas e ações que estão sendo executadas pela prefeitura visando a transformação da Capital como uma cidade boa de viver.

Dentre eles a implantação do projeto Energia limpa, que visa dar maior conforto e comodidade aos usuários do transporte coletivo. Novas estações, como é o caso da Estação Alencastro, já entregue, e da Ipiranga, que será inaugurada no próximo dia 28, além de abrigos de ônibus e contêineres espalhados em diversos pontos da capital, todos instalados por meio da utilização da energia solar, como uma medida alternativa de sustentabilidade para o meio ambiente.  

Além disso, ainda sobre o transporte coletivo, será incluído na licitação a colocação e implantação num prazo de tempo gradativo, ônibus elétricos onde a energia limpa vai contribuir para a melhoria do transito e consequentemente da mobilidade urbana.

SANEAMENTO BÁSICO - Além disso, informou Pinheiro, está sendo investido até dezembro desse ano, 228 milhões de reais no programa emergencial de saneamento dos 300 Anos. Com esse investimento, os serviços de esgotamento sanitário atualmente fornecido para população, irá dobrar de proporção. O quadro atual é de 33% da capacidade de esgotamento. Até o mês de dezembro, a população será beneficiada com 61% do serviço de tratamento de esgoto.

Ainda para o mês de dezembro, 100% de água tratada estará presente nas torneiras dos cuiabanos. Serão 24 horas por dia sem interrupção de água tratada nos bairros. “Nunca se investiu tanto em saneamento básico, iremos mudar a cara da cidade na questão ambiental. O Rio Cuiabá, nosso maior patrimônio natural agradece”, finalizou.