Governo / HMC

26 de Novembro de 2019 11h04

Prefeito recebe representantes do Sindspen para tratar dos atendimentos de detentos nas unidades de saúde

26/11/2019

ANDRESSA SALES

Davi Valle

Arquivo

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, recebeu nesta segunda-feira (25) em seu gabinete, a presidente, em substituição, do Sindicato dos Servidores Penitenciários (Sindspen), Jacira Maria da Costa, para tratar sobre a criação de um espaço adequado para o atendimento de pessoas privadas de liberdade nos estabelecimentos municipais de saúde e também da equipe que faz a escolta, dentro dos postos de saúde, Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e no Pronto- Socorro.

Na ocasião a presidente apresentou ao prefeito e ao deputado federal Emanuel Pinheiro Neto, o pedido para que seja criado um espaço adequado dentro do novo Hospital e Pronto Socorro Municipal de Cuiabá (HMC). A ideia é que seja concentrado o atendimento em apenas um local, para que os reclusos possam ser atendidos de maneira separada, sem causar nenhum risco para a sociedade.

“Levar os reeducandos para locais como as UPAs, dentro dos bairros, fragiliza muito a segurança das unidades e coloca todos em risco. É por isso que nós queremos que o atendimento seja em um local específico. Esse problema precisa ser resolvido em parceria: Estado e Município, por isso envolvemos os deputados, Emanuel Pinheiro Neto (federal) e o deputado estadual João Batista. Vamos buscar também o apoio de outros deputados estaduais para que esse projeto tenha êxito, para que tanto o Sistema Penitenciário quanto a sociedade possam ser atendidos a contento e a população não venha correr nenhum risco”, ressaltou Jacira Maria.

De acordo com prefeito este é um problema sério que precisa de respostas tanto para a sociedade como também aos servidores, pois existem situações de extrema periculosidade que representa uma angustia social.

“Aqui em Cuiabá tivemos algumas situações em unidades de saúde, que na hora do atendimento os reeducandos aproveitam para armar fuga colocando em risco a população no geral. É preciso estudar a criação de uma ala específica no HMC para atender o público do sistema penitenciário, quero fazer um estudo técnico e tomar as melhores medidas”, enfatizou.

Pinheiro finalizou solicitando um relatório ao sindicato, formalizando o pedido para criação da ala e um estudo técnico para conduzir a ampliação. "Após o relatório ser feito iremos ver se há possibilidade de incluir essa demanda junto com o projeto da Universidade de Várzea Grande (Univag) que será adequada no HMC no início de 2020”.

Participaram da reunião também o diretor de Esporte e Lazer do Sindspen, Jorge Moraes e assessor de gabinete João Fernando representando o deputado estadual João Batista.  

 

(Com informações Assessoria Sindspen)