Governo / POLO MOVELEIRO

04 de Outubro de 2018 09h28

Prefeito recebe representantes do setor de fabricantes de móveis para construção de um polo moveleiro na Capital

04/10/2018

CAROLINA MIRANDA

Gustavo Duarte

Arquivo

A criação de um polo moveleiro em Cuiabá foi tema de reunião realizada na noite de ontem, quarta-feira (03), entre o prefeito Emanuel Pinheiro e os representantes do setor que buscam uma parceria com a Prefeitura para a concretização do projeto já iniciado em 2013.

Hoje a Capital possui cerca de 500 empresas ligadas ao ramo. O projeto apresentado pela categoria prevê a concessão de um terreno com estrutura de barracão no distrito industrial entre os dois municípios (Cuiabá/Várzea Grande) para comportar os fabricantes de móveis.

Emanuel Pinheiro disse que a estruturação das empresas moveleiras irá gerar mais renda e emprego, além de fortalecer o setor produtivo, tirando as empresa, em sua esmagadora maioria, da informalidade. “Na prática não será apenas um espaço para instalarem as empresas, mas se tornará um canal onde serão atendidos os anseios de todos os agentes envolvidos, por exemplo, o acesso às linhas de créditos disponíveis no mercado”, salientou.

Na oportunidade o prefeito lembrou ser essa uma luta já encabeçada por ele desde sua gestão como deputado estadual. “Precisamos dar o pontapé inicial. Coloco à disposição o nosso secretário de Desenvolvimento Econômico para apontamento das ações, demandas necessárias e elaboração do projeto piloto para Cuiabá”, disse o prefeito. “É preciso definir um croqui que atenda a todos”.

De acordo com o secretário municipal de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Gilberto Gonçalo Gomes, faz-se necessária a elaboração de um plano de trabalho. “Precisamos resgatar a credibilidade e juntos começarmos a construir uma nova realidade baseada nas demandas e necessidades locais”, destacou.

Segundo um dos empresários que encabeçam o movimento, José Carlos da Silva, proprietário de uma empresa na Carmindo de Campos, com a construção do polo moveleiro, todos terão um local adequado para trabalhar, totalmente legalizados e sem prejudicar o meio ambiente.

Para o presidente do Sindicato de Móveis de Mato Grosso, Aires dos Santos, uma pesquisa foi feita a fim de analisar os modelos e perfis de cada empresário. “A implantação de um polo moveleiro vem ao encontro com o desejo dos comerciantes locais, cuja uma maior atenção do poder público pode impulsionar o local que necessita de organização em seu entorno”, declarou.

Uma nova reunião já foi agendada entre o secretário e a categoria para o dia 16 de outubro.