Governo / TRADIÇÃO

02 de Junho de 2022 14h19

Prefeito recebe festeiros do Senhor Divino e lembra de projeto que incluiu comemoração no calendário oficial do Estado

02/06/2022

FERNANDA LEITE

Davi Valle

O prefeito Emanuel Pinheiro recebeu os festeiros do Senhor Divino na tarde desta quarta-feira (1), no terraço do Palácio Alencastro, o imperador da Festa do Divino, Samuel  Maggi Locks, a imperatriz Mariuza Arruda e demais festeiros, para o tradicional chá com bolo. Também estiveram presentes, o deputado estadual Delegado Claudinei, a ex-deputada federal Celcita Pinheiro e organizadores do evento. 

 

A festa do Senhor Divino é uma das manifestações mais expressivas da religiosidade tradicional mato-grossense, cuja celebração é datada desde os tempos do Brasil Império. O prefeito Emanuel, quando deputado estadual apresentou um projeto de lei, que sancionado em 2013, instituiu a “Festa do Senhor Divino Espírito Santo”, da Catedral Basílica do Senhor Bom Jesus de Cuiabá, no calendário oficial do Estado. 
 
"Os festejos do Senhor Divino está intrinsecamente ligado à cultura e a expressão de fé da religiosidade cuiabana. A  tradição do Senhor Divino,  que é uma das maiores celebrações e uma demonstração da fé católica, que existe há séculos e que impulsionou a Cuiabá chegar nos tempos atuais. Cuiabá foi uma cidade isolada do resto do país e somente com a fé no nosso padroeiro do Senhor Bom Jesus de Cuiabá  foi possível superar  séculos e séculos de isolamento. Em 2013, eu estava no meu terceiro ou quarto mandato como deputado estadual, apresentei um projeto de lei que colocou  a tradicional festa  do Senhor Divino no calendário oficial do Estado. E assim, eternizamos nossa  festa. E que o Senhor Divino continue nos abençoando, nos dê força, justiça sabedoria, prudência, e que continue impulsionando a tradição e a população cuiabana. Estamos cada vez mais ao rumo  de se tornar a cidade inteligente, com desenvolvimento sustentável e nos transformando num celeiro deste país, sem perder a nossa essência e orgulho da nossa tradição", comemorou o prefeito. 
 
Uma das organizadoras do evento, Luzienne Brazno, lembra que, durante os 5 anos como prefeito da Capital,  Emanuel Pinheiro e a primeira-dama Márcia Pinheiro, sempre apoiaram a tradicional festa. " O prefeito e a primeira-dama sempre apoiou a realização da quermesse e demais celebrações do nosso evento. Agradecemos a receptividade de ambos, que são devotos" elogiou ela. 
 
Programação:
 

Novena – 23 de maio a 02 de junho -18h30

 

Baile do Senhor Divino – 03 de junho – Hotel Fazenda Mato Grosso

 

Missa Solene de Pentecostes – 05 de junho às 17h00


Procissão e quermesse após a Santa Missa