Governo / HOMENAGEM

22 de Novembro de 2019 09h30

Prefeito recebe Comenda Roberto Campos por atuação no desenvolvimento de Cuiabá

22/11/2019

NAIARA LEONOR

Davi Valle

Arquivo

O Conselho Regional de Economia (Corecon-MT) entregou ao prefeito Emanuel Pinheiro a Comenda Roberto Campos por sua atuação como gestor público no desenvolvimento econômico, político e social de Cuiabá. A homenagem aconteceu no auditório Milton Figueiredo, na Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso (ALMT) na última segunda-feira (18).

“Hoje é uma data especial por duas razões, a primeira é a inauguração do Hospital Municipal de Cuiabá (HMC) e em razão disso, infelizmente eu não pude estar presente nesta segunda data importante que é o recebimento da Comenda Roberto Campos, dada pelo Corecon, do ex-senador Roberto Campos, que muito representou para a economia do nosso país. Quando pensamos em desenvolvimento econômico isso reflete no aspecto social, são números representativos que vão ao encontro com aquilo que a nossa gestão tem feito, fortalecer a cidade pela humanização, criar divisores de águas, cases de sucesso, como na saúde e agora na economia. Um reconhecimento como esse aumenta a responsabilidade do poder público de melhorar os números nos próximos anos e é isso que vamos buscar”, agradeceu o prefeito de Cuiabá.

O secretário de Cultura, Esporte e Turismo, Francisco Vuolo esteve na solenidade representando o prefeito Emanuel Pinheiro. “Esta é uma Comenda que sem dúvida está sendo referendada em função dos números que Cuiabá tem apresentado no aspecto de seu desenvolvimento econômico. De acordo com pesquisas recentes, Cuiabá está entre os 15 principais municípios do país para se fazer investimentos. Uma cidade pujante, que cresce, com números extremamente positivos e extremamente atrativa para investidores. E dentre os pontos importantes, nós temos o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), que aliado ao econômico fortalece a economia da Capital. O prefeito Emanuel Pinheiro recebe com toda honra e alegria esta homenagem que fará parte do seu gabinete”, declarou Vuolo.

Este ano, o Corecon-MT celebra 45 anos de fundação e a data memorável para a entidade de classe foi marcada com a homenagem ao grande economista mato-grossense Roberto Campos. O presidente do Conselho, Evaldo Silva, destacou a atuação do profissional que ganhou destaque no país e também internacionalmente. "A ideia de criarmos a comenda com o nome do Roberto Campos surgiu como forma de inspirar a nossa classe profissional. Este renomado economista nasceu em Cuiabá e ganhou o mundo com seu profissionalismo e hoje, ao concedermos a outorga desta comenda a doze autoridades das mais diversas esferas da sociedade mato-grossense, queremos incentivar a atuação desses atores públicos no desenvolvimento econômico, político e social das cidades", disse Evaldo.

O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, Eduardo Botelho, foi um dos homenageados, juntamente com a prefeita do Município de Várzea Grande, Lucimar Campos e seu esposo, o senador Jaime Campos. Ao todo, 12 autoridades foram homenageadas com a comenda: Lucimar Campos, prefeita de Várzea Grande; o governador de Mato Grosso, Mauro Mendes; o presidente da Assembleia Legislativa, Eduardo Botelho; o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro; o presidente da Federação das Associações Comerciais e Empresariais de Mato Grosso, Jonas Alves; o presidente da Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso, Gustavo de Oliveira; o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso -FAMATO, Normando Corral; o presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Logistas do Estado - FCDL, Ozair Nunes Bezerra; o presidente da CDL Cuiabá, Nelson Soares Junior; a presidente da Junta Comercial do Estado de Mato Grosso, Gercimira Ramos Moreira Rezende; o arcebispo de Mato Grosso, Dom Milton Antônio dos Santos; e o desembargador Carlos Alberto Alves da Costa, presidente do Tribunal de Justiça. 

 

“Economista Roberto Campos”

 

A escolha do nome da Comenda prestigia o economista Roberto de Oliveira Campos, que nasceu em Cuiabá em 1917. Além de economista, foi professor, escritor e político. Fez parte da delegação brasileira da Conferência de Bretton Woods, que criou o Fundo Monetário Internacional e o Banco Mundial. No período em que esteve nos Estados Unidos, foi membro da delegação brasileira em diversas reuniões e conferências internacionais.

Mais tarde, tornou-se parte da assessoria econômica do presidente Getúlio Vargas. No Governo Juscelino Kubitschek, foi um dos Presidentes do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social e teve uma participação importante no Plano de Metas. Foi ministro do Planejamento durante o governo de Castelo Branco, quando promoveu muitas reformas econômicas. Foi também um dos idealizadores do Banco Central do Brasil, Estatuto da Terra e do FGTS.

 

**com assessoria do Corecon-MT