Governo / SESSÃO SOLENE

17 de Maio de 2018 16h04

Prefeito participa de homenagem póstuma a J. Barreto e destaca sua luta pelos mais necessitados

17/05/2018

LUCIANA SOUZA

Luiz Alves

Arquivo

“Derrubando o pensamento do jornalista Samuel Wainer de que ‘a política é feita somente de momentos de amizade’, Barreto tinha o dom de cultivar amizades duradouras e teve sua caminhada pautada em ajudar os mais necessitados. De um coração terno e com uma simplicidade marcante, meu amigo nos deixou o ensinamento de que podemos ter tudo, mas se não formos um bom ser humano, então, não seremos nada”, destacou o prefeito Emanuel Pinheiro, na manhã desta quinta-feira (17), na Assembleia Legislativa, na sessão solene em homenagem póstuma ao ex-deputado Hermínio J. Barreto, morto no último dia 9.

A solenidade teve a participação de várias autoridades, que também discorreram sobre a trajetória de Barreto. O presidente da Casa, deputado Eduardo Botelho, que presidiu a sessão externou seu carinho ao político e lembrou da paixão e luta de Jota Barreto pelo esporte. “Conviver com Barreto era sinônimo de calmaria, dificilmente ele discutia com alguém. Era um exímio pacificador. Defensor do esporte, Barreto, além da carreira política, nos presenteou com seu talento de radialista esportivo, e por vários anos pudemos contar com seus ‘gritos de gols’,” ponderou.

Presente na solenidade, o filho do ex-parlamentar, Eder Barreto, agradeceu as lembranças e discorreu sobre o profissional, político e pai que Hermínio foi. “Ainda estamos nos recuperando da tragédia e da grande dor que se instalou com ela. Receber as homenagens hoje, ver que tantas pessoas o admiravam e que ele conseguiu construir uma bela história, traz um pouco de conforto aos nossos corações. Agradeço, em nome de toda família, pela homenagem carinhosa ao meu pai: um homem sonhador, batalhador e de coração grande. Isso o ajudou a ser o nosso exemplo diário”, elucidou Eder.

 

Morte -  O ex-deputado estadual Hermínio J. Barreto (PR), 69, morreu no final da tarde do dia 9 de maio (quarta-feira), vítima de um acidente automobilístico no Km 278 da BR-364, em Jaciara (146 Km de Cuiabá). O acidente ocorreu por volta das 18h e envolveu nove veículos.

 

Trajetória política – Militante na política desde dos anos 80, Hermínio J. Barreto era natural de Campo Grande (MS) e iniciou sua trajetória política como vereador por Rondonópolis e após, prefeito, de 89 a 92, e deputado estadual por cinco mandatos, tendo ocupado cargos na Mesa Diretora da Assembleia. Seu último mandato se encerrou em janeiro de 2015 e, em 2014, ele concorreu a deputado federal e ficou na suplência.

Além da vida política, Barreto também atuou como radialista esportivo em Rondonópolis, onde tinha base eleitoral.