Governo / NA SEDUC

30 de Novembro de 2021 11h55

Prefeito participa de audiência e confirma adesão de Cuiabá ao programa Alfabetiza MT

30/11/2021

SECOM

Luiz Alves

Arquivo

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, e a secretária municipal de educação, Edilene Machado, participaram na tarde de segunda-feira (29), de audiência para tratativas ao programa Alfabetiza MT, lançado pelo Governo de Mato Grosso. A reunião, realizada na sede da Secretaria de Estado de Educação, contou com a participação do governador em exercício Otaviano Pivetta e, do secretário da Pasta,  Alan Porto.

Pinheiro confirmou à adesão do município à iniciativa e destacou a importância do investimento coletivo. “Trabalhamos no intento de melhorar. Contem comigo, contem com a gestão. Eu parabenizo aqui o governador Pivetta pelo desprendimento, pelo trabalho. Se é bom para Cuiabá, se é bom para gestão, podem contar com a capital. Precisou, estamos à disposição”, asseverou Emanuel Pinheiro. 

O secretário de Estado de Educação, Alan Porto, explicou que o regime de colaboração entre estado e municípios é um instrumento de fomento ao processo de melhoria da aprendizagem. “Atuamos sempre respeitando os municípios para o desenvolvimento de políticas educacionais".

De acordo com a Secretaria de Estado de Educação, o programa será desenvolvido com apoio da Fundação Lemann, Associação Bem Comum e Instituto Natura, nos mesmos moldes do que já aconteceu no Ceará e outros Estados.

Com apoio técnico e pedagógico, formação de profissionais, avaliações externas, premiação de escolas e acompanhamento das ações nas prefeituras, o objetivo da Seduc é reduzir as taxas de alfabetização incompleta e letramento insuficientes em séries avançadas.

A reunião contou com a presença dos deputados estaduais Elizeu Nascimento, Paulo Araújo e  Carlos Avallone. O presidente da Câmara Municipal de Cuiabá, Juca do Guaraná, também participou da atividade.  

 

Com informações da Seduc-MT