Governo / PESAR

04 de Julho de 2020 08h10

Prefeito lamenta falecimento de ex-presidente da Academia Mato-grossense Letras

04/07/2020

CELLY SILVA

Ahmad Jarrah

 

O Prefeito Emanuel Pinheiro manifesta seu profundo pesar pelo falecimento da professora Marília Beatriz Figueiredo Leite, 76, nesta sexta-feira (03). A ex-presidente da Academia Mato-grossense de Letras (AML) estava internada há quatro dias em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de um hospital particular para tratamento da COVID-19 e não resistiu.

“Foi com muito pesar que recebi a notícia do falecimento da imortal da AML, professora Marília Beatriz Figueiredo Leite. Cuiabá perde uma grande referência da Cultura, da Arte e da Ciência. Que Deus a receba e conforte os familiares e amigos”, declarou o prefeito de Cuiabá.

Marília Beatriz foi uma das fundadoras da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), da qual era professora aposentada. Era membro da Academia Literária Internacional e da Academia Mato-grossense de Letras desde 2015, instituição que chegou a presidir, ocupando a cadeira número 2, a mesma que seu pai, o desembargador Gervásio Leite, ocupou entre 1974 e 1981. Formada em Direito pela Universidade do Estado da Guanabara (UERJ) e mestre em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) de São Paulo. Advogou no Rio de Janeiro e em Mato Grosso. Desenvolveu trabalhos como escritora, poeta e teatróloga.