Obras Públicas / CONQUISTA

06 de Maio de 2019 10h14

Prefeito inaugura mais uma ponte de concreto e reforça projeto de melhorias nas regiões rurais

06/05/2019

LUCIANA SOUZA

Luiz Alves

Arquivo

O prefeito Emanuel Pinheiro inaugurou mais uma ponte de concreto neste domingo (5). Desta vez, a região contemplada foi a do Distrito do Aguaçú (localizado a 20 km da Capital).  A ação faz parte do programa Pontes de Concreto, que visa levar melhorias às zonas rurais de Cuiabá, com uma infraestrutura viária segura e de qualidade.

“A intenção é promovermos a modernização das pontes dessas comunidades rurais. E hoje, é a vez desse povo trabalhador do Aguaçú, que tanto luta pelas melhorias para sua comunidade. Essa ponte traz uma série de melhorias às famílias dessa tradicional região, tão importante para o desenvolvimento da Capital.  São inúmeras crianças que poderão ir à escola, fazendo uma travessia segura, os agricultores que levarão as suas produções até os compradores, com mais agilidade, entre tantos outros benefícios. Estou muito feliz com essa inauguração. Ela representa mais dignidade, humanização, inclusão social”, disse Emanuel.

A estrutura foi levantada sobre o Ribeirão Forquilha e tem 25 metros, Ao todo, foram aplicados na nova estrutura, que substituiu a de madeira, R$ 594 mil, recurso do Fundo Estadual de Transporte e Habitação (Fethab) e da Fonte 100.

“O prefeito nos determinou que buscássemos meios para promovermos essa modernização das pontes, situadas nas zonas rurais de Cuiabá. No total, somando essa, já conseguimos alcançar a entrega de seis pontes. Isso mostra o compromisso da gestão não só com a área urbana da cidade, mas também com as rurais, que tanto precisam de melhorias”, observou o secretário de Obras Públicas, Vanderlúcio Rodrigues.

O programa resolve, principalmente, a problemática enfrentada pelos moradores no período de fortes chuvas, onde os rios transbordam, deixando várias áreas intrafegáveis, com pessoas ilhadas. “Estamos muito agradecidos com essa benfeitoria. Há anos que esse problema nos afeta e nos deixa com vários prejuízos. Além da modernização, a ponte de concreto também traz a tranquilidade às famílias, que poderão se locomover sem a preocupação, garantindo o acesso às demais regiões”, externou o sub-prefeito do distrito, Paulo “Peixe”.

Seo Francisco de Almeida, morador da Comunidade, agradeceu e disse que sua maior preocupação, era com as crianças, que, muitas vezes, ficaram se ir à aula, porque a ponte de madeira estava danificada, trazendo risco para a vida de quem ali se arriscava atravessar. “Meu Deus, isso aqui é um conquista para a gente. Sofremos tanto com o descaso de outros políticos, que só prometiam e nada faziam. Mas, Emanuel prometeu e cumpriu, mostrando que sua palavra tem valor. Muito obrigado, prefeito, “finalizou.

Neste ano, também já foram entregues as travessias sobre os rios Bandeiras e Paciência, no Distrito do Coxipó do Ouro, e Rio Aricazinho e Rio dos Médicos, na Comunidade dos Médicos. Ainda em 2017, o prefeito Emanuel Pinheiro inaugurou a ponte de concreto na Comunidade Ecoville II. Somando todas elas, já são mais de R$ 4 milhões investidos.