Governo / boas-vindas

30 de Abril de 2022 14h50

Prefeito entrega simbolicamente a chave da cidade ao novo arcebispo de Cuiabá, Dom Mário Antônio

30/04/2022

FERNANDA LEITE

Luiz Alves

Arquivo

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, participou do evento de boas-vindas ao novo arcebispo da Arquidiocese de Cuiabá Dom Mário Antônio da Silva, realizado na manhã deste sábado (30), no aeroporto Marechal Rondon, em Várzea Grande. Durante o encontro com autoridades, líderes religiosos de diversas regiões, o gestor da Capital entregou simbolicamente a chave da cidade, onde se encontra a sede da Catedral Basílica do Senhor Bom Jesus de Cuiabá. 

 

Emanuel expressou o reconhecimento e a importante missão do arcebispo junto às terras e ao povo cuiabano e também presenteou Dom Mário com uma viola de cocho, símbolo da cultura cuiabana. Dom Mário, é o sexto arcebispo da Capital, e assume o lugar do arcebispo Dom Milton Antônio dos Santos.
 
"Esse momento histórico e, em nome da população cuiabana  e varzeagrandense, porque somos um povo só, com as mesmas culturas, damos as boas-vindas a Dom Mário, que seja recebido de coração aberto pelo povo mais acolhedor do país. Cuiabá é a mais bela e charmosa Capital do Brasil, esse povo adora receber e tem na sua inabalável fé cristã sempre comandada pela igreja católica a sua história de vida. Ao longo dos 303 anos de história, Cuiabá superou-se do isolamento geográfico graças a sua inabalável fé cristã, tamanha é a devoção do povo cuiabano, que deveria ser reconhecida por  "Cuiabá de Todos os Santos", por tamanha devoção do povo. O Senhor Bom Jesus de Cuiabá é o nosso santo padroeiro, a Nossa Senhora da Guia é a padroeira de Várzea Grande. A nossa história  está incubida com a igreja católica. E neste momento histórico recebemos o senhor com muita alegria", discursou o prefeito Emanuel. 
 
 O prefeito aproveitou para parabenizar e agradecer Dom Milton Antônio dos Santos. "Que o novo arcebispo dê sequência aos trabalhos do Dom Milton, que foi extraordinário a essa missão divina dele. Muito obrigado Dom Milton por tudo".
 
O novo arcebispo da Arquidiocese de Cuiabá Dom Mário, agradeceu os votos de boas-vindas do prefeito Emanuel e demais autoridades presentes. " É um primeiro momento em Mato Grosso, Cuiabá e Várzea Grande, eu me alegro por todos aqui oferecerem o coração de todos vocês. A minha gratidão a todos , a Dom Milton, aos padres presentes, aos religiosos, aos meus familiares e  a todos. Que Deus nos abençõe e quero dar continuidade a tudo que Dom  Milton vem construindo no Estado", concluiu. 
Dom Mário Antônio da Silva nomeado pelo Papa Francisco, como o novo Arcebispo Metropolitano de Cuiabá. Até então era Bispo de Boa Vista em Roraima Atual 2º Vice-Presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil - CNBB.
 
Além do prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, estavam presentes no evento: o prefeito de Várzea Grande ,Kalil Baracat e a 1ª Dama Januária Dorilêo Baracat – Kika Baracat,  o Comandante da 13ª Brigada de Infantaria Motorizada General Fabio Serpa de Carvalho Lima  e líderes da Arquidiocese de Cuiabá  e demais municípios do estado.