Governo / CIDADE VIVA

20 de Fevereiro de 2018 17h38

Prefeito entrega revitalização do viaduto da UFMT e participa da inauguração de obra na Fernando Corrêa

20/02/2018

BRUNO VICENTE

Gustavo Duarte

Arquivo

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, realiza nesta quinta-feira (22), às 10h, a entrega da revitalização do viaduto Jornalista Clóvis Roberto de Queiroz, popularmente conhecido como viaduto da UFMT. A ação faz parte do programa “Cidade Viva”, idealizado e colocado em prática pela atual gestão do Município com o objetivo de promover o embelezamento da cidade e, ao mesmo tempo, garantir a valorização da cultura regional.

O programa, pensado como uma alternativa simples e eficiente para transformar o visual de edificações situadas em pontos de grande fluxo, foi iniciado ainda em 2017, tomando como ponto de partida o elevado Eng.º Domingo Iglesias Valério (Viaduto do Despraiado), localizado na região Oeste da Capital. Além disso, a tradicional rotatória da Viola de Cocho, na Avenida das Torres, também já foi contemplada pelo “Cidade Viva”. 

Coordenada pela Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, a medida conta com os trabalhos de jardinagem, melhoria na iluminação e também de pintura. O processo de transformação do cinza do concreto armado em estruturas coloridas é executado em parceria com artistas plásticos regionais, que têm os espaços públicos disponibilizados para que, através da arte, consigam implantar os aspectos culturais da rica história cuiabana, tornando a cidade um verdadeiro museu a céu aberto.

“Estamos unindo o talento dos nossos artistas plásticos, a nossa cultura, junto ao nosso trabalho de urbanismo, buscando valorizar esses espaços. Cuiabá é uma cidade alegre e toda essa alegria deve estar estampada em cada ponto por onde um cuiabano ou um visitante passa. Começamos com essa iniciativa ainda no primeiro ano de gestão e vamos prolongá-la pensando nos 300 anos da nossa capital”, comentou Emanuel Pinheiro.

Ao todo, 11 artistas foram responsáveis por retratar nas 23 colunas do elevado personagens históricos da capital mato-grossense, além de objetos tradicionais e toda fauna e flora cuiabana. Sob a direção de Frede Fogaça, os artistas Benedito Nunes, Benedito Silva, Sebastião Silva, Reginaldo Gomes, Linalva Alves, Odete Venâncio, Valdemar de Souza, Rafael Jonnier, Zilda Barrada e Rubens José, contribuíram com o embelezamento do local.  

Obra de drenagem

No mesmo dia, o prefeito participa da entrega do sistema de drenagem da Avenida Fernando Corrêa da Costa, no entorno do viaduto da UFMT. A obra foi executada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado das Cidades (Secid), que investiu o montante equivalente a R$ 5,85 milhões para solucionar os constantes problemas de alagamentos ocorridos na região durante a temporada de chuva.

O projeto da obra foi elaborado por professores da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e contou com uma minuciosa avaliação da equipe de engenharia técnica da Prefeitura de Cuiabá, que foi responsável por fazer pelos menos 25 sugestões pontuais, visando garantir toda qualidade necessária no funcionamento do sistema de escoamento pluvial.

Outro importante ponto de atuação do Município dentro da ação de infraestrutura foi através da participação da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob), assegurando as intervenções de trânsito essenciais para a manutenção do bom andamento dos trabalhos. Com a presença de agentes de trânsito e a sinalização dos trechos com interdição, a Semob conseguiu garantir que a trafegabilidade na região sofresse o mínimo de alteração possível e também inibir possíveis situações de riscos, tanto para condutores quanto para os trabalhadores.