Governo / VALORIZAÇÃO

13 de Abril de 2018 14h03

Prefeito entrega obra de revitalização da Praça dos Motoristas

13/04/2018

LUCIANA SOUZA

Gustavo Duarte

Arquivo

Com a proposta de valorização e preservação dos espaços públicos, promovendo o resgate da história de Cuiabá, levando lazer, bem-estar e qualidade de vida para toda a população cuiabana, o prefeito Emanuel Pinheiro inaugurou a revitalização da Praça dos Motoristas, popularmente conhecida como Praça da Farinha, localizada entre as Avenidas Miranda Reis e Fernando Corrêa, na noite desta quinta-feira (12).

“Uns dos ambientes mais tradicionais da ‘cuiabania’, esta praça ajuda contar um pouco da nossa história, promove o resgate das raízes e traz vida e alegria para esse povo tão receptivo. E o objetivo maior é este. Dar vida, cor, onde só somente existia o cinza do concreto, assim, resgatando a autoestima do cuiabano, trazendo uma aspecto mais contemporâneo aos espaços, sem perder sua parte histórica. É um orgulho poder fazer parte desses momentos e poder atender as necessidades dos nossos munícipes,” frisou Pinheiro.

O espaço ganhou nova pintura, recuperação do piso, meios-fios, instalação de nova parte elétrica, canteiros com novos plantios, manutenção dos bancos, lixeiras, poda de árvores e limpeza completa. “O espaço estava abandonado há tempos, apresentando perigos para população. Então, além do embelezamento, da riqueza histórica, a revitalização também promove a segurança. Ou seja, o munícipe poderá ter seus momentos de lazer, desfrutando de um lugar bonito, aconchegante e seguro,” ressaltou o secretário de Serviços Urbanos, José Roberto Stopa, que junto com o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Juarez Samaniego, já promoveu a revitalização de mais de 14 espaços públicos.

Para a líder comunitária do bairro Poção, região em que se situa a Praça, Berenice da Silva, as melhorias realizadas no espaço é de extrema importância para a comunidade local, pois além de deixá-lo mais bonito, auxilia também no turismo. “Temos somente a agradecer por esta bonita importante obra executada aqui. Sabemos o quanto uma cidade mais bonita é relevante para o desenvolvimento da economia, pois com essa preservação e valorização, com certeza, as pessoas vão se interessar ainda mais pela nossa história, fomentando o comércio, gerando novos empregos. É uma obra que impacta em uma série de fatores e positiva nossa cidade. A gestão está de parabéns pela iniciativa”, ressaltou Berenice.

Todo recurso aplicado na obra de revitalização são oriundos da Fonte 100, desde material a mão de obra.  A ação faz parte da programação em alusão aos 299 anos de Cuiabá. Além das revitalizações das Praças localizadas na parte central da cidade, a gestão atual vem investindo em obras nos espaços situados nos bairros, com o objetivo de propiciar lazer aos mais carentes. A ideia é que, segundo Pinheiro, “promover a inclusão social completa, levando lazer às quatro regiões de Cuiabá, equalizando os acessos e dignificando a vida das pessoas, em uma cidade organizada e limpa,” conclui o chefe do Executivo.