Governo / FORTALECIMENTO

22 de Agosto de 2017 14h18

Prefeito em exercício recebe o cônsul honorário da Albânia no Brasil

22/08/2017

RAFAELA GOMES CAEATANO

Luiz Alves

O prefeito em exercício, Niuan Ribeiro, e o cônsul honorário da Albânia no Brasil, Thomas A.A. Neves, discutiram sobre investimentos e possibilidades de negócios em Cuiabá e no Estado, nesta segunda-feira (21). Ao longo do encontro, Niuan foi apresentado ao novo cônsul da Albânia de Mato Grosso, William Cardoso, que assumiu o quarto escritório consular no país.

“É uma visita importante, principalmente pelo fato do nosso Estado ter permanecido por tantos anos sem um consulado vinculado à Albânia. Mato Grosso tem muitas riquezas a oferecer aos demais continentes, sendo uma potência no agronegócio, principalmente no que diz respeito à produção de grãos. Além disso, Cuiabá é a cidade chave, sendo aquela que liga todas as demais. A Capital também é o grande acesso à Amazônia, um dos principais patrimônios naturais do país. E como representante da Prefeitura de Cuiabá, é gratificante saber que William Cardoso assumirá o escritório do nosso Estado, com a certeza de que seu perfil empresarial será crucial para trazer novos negócios e oportunidades para nossa região”, afirmou.

Para o cônsul honorário e vice-presidente da Associação dos Cônsules no Brasil (Aconbras), Thomas Neves, a escolha de Mato Grosso como a mais nova sede do escritório consular da Albânia foi feita mediante o crescimento e fortalecimento exponencial da região.

“O que justifica nosso retorno à Cuiabá é a pujança do Estado, que passou a ser líder na produção agropecuária. Essa proximidade de relação entre a região e a Albânia será também extremamente positiva para Mato Grosso, uma vez que o país é um excelente portão de entrada ao leste europeu. Por estar posicionado perto de locais como a Grécia, Sérvia, Croácia e Kosovo, esta relação poderia gerar frutos duradouros, permitindo que os recursos valiosos desta região alcancem novos mercados. Além disso, a Albânia é conhecida por importar jogadores e sabendo do regresso do Programa Bom de Bola, Bom de Escola, creio que poderíamos estreitar os laços, como bem pontuou o prefeito Niuan Ribeiro, dialogando sobre iniciativas do gênero”, revelou.

A visita também evidencia o apoio do Escritório Consular da Albânia ao município, conforme ratificou o cônsul William Cardoso. “A Prefeitura de Cuiabá sempre poderá contar com o consulado de portas abertas, para que juntos possamos desenvolver propostas inovadoras que tragam benefícios para ambas as partes. Manteremos este contato ávido, com o interesse em contribuir como nossas atribuições no momento oportuno”, concluiu.