Governo / FÉ E DEVOÇÃO

21 de Maio de 2019 08h30

Prefeito e primeira-dama recebem visita dos festeiros de Nossa Senhora Auxiliadora

21/05/2019

CAROLINA MIRANDA

Luiz Alves

Arquivo

O prefeito Emanuel Pinheiro e a primeira-dama Márcia Pinheiro receberam nesta segunda-feira (20), a visita do Rei, Rainha e festeiros de Nossa Senhora Auxiliadora. Por meio de um gesto simbólico e como forma de demonstrar o carinho, respeito, e devoção, a Santa foi coroada pelos anfitriões do Palácio Alencastro em sinal de agradecimento e de muitas bênçãos.

Esta é uma das festas mais antigas e tradicionais de Cuiabá. As festividades que acontecem há 125 anos já são esperadas pelos fiéis quando se aproxima o mês de maio, período que acontecem as festividades no Município.

Conduzindo a bênção, o padre Paulo Vendrame recordou a história desta festa secular e fez questão de ressaltar o motivo da visita. Segundo o sacerdote, o momento foi para fazer o convite especial ao prefeito e a primeira-dama e para que eles recebessem as bênçãos de Nossa Senhora Auxiliadora. Na oportunidade, o padre falou um pouco do início das celebrações, sendo marcada com a chegada dos salesianos em Cuiabá, em 1894. Como forma de agradecimento, os presentes celebraram a bênção proferida com cantos e orações.

“O povo cuiabano tem a latente cultura da religiosidade. Como tenho dito, temos a Bahia de todos os santos, podemos dizer também a Cuiabá de todos os santos. É muito bonito de se ver como a população cuiabana faz questão de manter viva a tradição, como as festas de São Benedito, Divino, Santa Rita e Nossa Senhora Auxiliadora. Essa é uma das marcas do nosso povo, a fé. O que depender da Prefeitura de Cuiabá, eu como gestor dessa cidade, garanto todo o apoio que for necessário. São acontecimentos que não podem ser apagados e esquecidos”, disse o prefeito.

Segundo a rainha da festa de 2019, Thais Rezende, mais de 70 festeiros estão envolvidos na organização e garantem uma grande comemoração. “É uma festa de muita alegria em que levamos praticamente o ano inteiro preparando. Convocamos a todos os cuiabanos, nascidos ou não na cidade, para participar conosco. Estamos aqui para confirmar a presença do prefeito e da primeira-dama, será uma grande satisfação para nós festeiros, a presença de vocês”, reforçou Thais.

"É um orgulho poder receber no Palácio Alencastro os festeiros, padre e a imagem de Nossa Senhora e com eles, as bênçãos de Deus para que tenhamos e consigamos fazer uma boa administração. O que precisar estaremos sempre nessa parceria, fortalecendo essa fé cristã, católica da nossa gente. A Igreja Católica é um esteio para nossa cidade, tendo participação ativa nesses 300 Anos de história. Podem contar sempre com o nosso reconhecimento”, afirmou Pinheiro.   

São esperados mais de cinco mil fiéis na celebração que acontece nesse sábado (25), a partir das 17 horas. A programação começa com a missa, em seguida a procissão luminosa e logo após o jantar, bingo e show de prêmios.