Governo / RECONHECIMENTO

02 de Julho de 2022 11h50

Prefeito e primeira-dama recebem homenagem da Assembleia Legislativa por atuação na linha de frente de combate à Covid-19

02/07/2022

NATHANY GOMES

Davi Valle

Arquivo

O prefeito Emanuel Pinheiro e a Primeira-dama Márcia Pinheiro foram homenageados na noite desta sexta-feira (01), durante sessão solene extraordinária na Assembleia Legislativa (ALMT), realizada pelo deputado estadual, Valdir Barranco, pela atuação na linha de frente de combate à Covid-19, em Mato Grosso. 

Na ocasião, o Chefe do Executivo Municipal, representando também a sua esposa, agradeceu o parlamentar pelo reconhecimento, reiterando as dificuldades enfrentadas com a contaminação em massa pelo vírus em 2020, visto pelos agentes públicos do Brasil e do mundo como um ano lendário e desafiador. Além disso, Pinheiro aproveitou para destacar algumas das ações desempenhadas pela administração atual para salvar vidas. 

"Eu e a primeira-dama sempre fizemos de tudo desde o início, a contar pela entrega do moderno Hospital Municipal de Cuiabá (HMC), padrão de qualidade da rede privada. O que teria sido de Mato Grosso sem essa unidade de saúde, atendendo aqueles que mais precisam? Contudo, os nossos profissionais da saúde ainda sofreram demais com a sobrecarga emocional, tempo de muitas lutas, que jamais vamos esquecer", discursou. 

O prefeito revelou ainda que a Prefeitura de Cuiabá articula junto ao Governo Federal a viabilização de recursos para que, após o encerramento das atividades no aterro sanitário do município, o local possa se transformar em um memorial em respeito às vítimas cuiabanas ceifadas pelo novo coronavírus.

"Daqui a seis, oito meses vamos finalizar os trabalhos no aterro sanitário, conhecido popularmente como 'lixão', graças a Deus. E estamos tentando junto ao Governo Federal os investimentos para fazer ali um memorial para as mais de três mil pessoas que se foram. Lutamos muito e evitamos um mal muito maior, mesmo assim muitos perderam seus entes queridos e ficaram com marcas para o resto de suas vidas", frisou. 

Um dos sobreviventes da doença viral, o deputado Barranco justificou a importância do ato para a sociedade e comemorou os avanços medicinais conquistados de prevenção ao vírus até os dias atuais, como por exemplo, a chegada das vacinas. "Foram pessoas fundamentais na vida de cada um dos pacientes, aliados com a disponibilização dos imunizantes. Essa homenagem é apenas algo singelo, pois nao há nada que decifre em sua totalidade a atuação conjunta contínua", declarou. 

O evento ocorreu no plenário das deliberações da Casa de Leis, deputado Renê Barbour. Ao todo, mais de 400 pessoas, entre gestores e profissionais de saúde de todo o Estado foram agraciados com honrarias e medalhas.