Governo / Humanização

12 de Agosto de 2020 07h05

Prefeito e primeira-dama entregam unidade do Cras Novo Colorado totalmente reformada

12/08/2020

CAROLINA MIRANDA

Vicente Aquino

O prefeito Emanuel Pinheiro e a primeira-dama Márcia Pinheiro entregaram na tarde desta terça-feira (11), por meio de um ato simbólico sem aglomerações por conta da pandemia do novo coronavírus, mais uma unidade do Centro de Referência de Assistência Social (Cras). Desta vez, os contemplados foram moradores da Regional Oeste .

O Cras Novo Colorado irá abranger dezenove bairros , entre eles Araes, Altos da Boa Vista, Bandeira, Despraiado, Distrito do Sucuri, Machado, Quilombo, Ribeirão da Ponte e Ribeirão do Lipa. Agora, os moradores passam a contar com um Cras reformado, revitalizado, com salas climatizadas e bem espaçosas, tudo especialmente preparado para oferecer serviços de qualidade a população em situação de vulnerabilidade social. 

“A entrega dessa unidade atende um desejo antigo, um sonho muito esperado pelos moradores. Agora, vão poder ter acesso a diversos serviços, poderão ser contemplados com cursos de qualificação e um atendimento especializado tanto para as mães como para as crianças e adolescentes. Mais um compromisso cumprido na nossa gestão, que tem como foco a humanização do atendimento”, disse o prefeito Emanuel Pinheiro .

“Quero registrar o apoio incansável do vereador Marcos Veloso para conclusão de mais essa obra de grande alcance e justiça social à população carente. Mais de cinco mil famílias beneficiadas”, ressaltou o chefe do Executivo.

A primeira-dama Márcia Pinheiro reforçou a grande importância dessa unidade. Além dos serviços tipificados às unidades dos Cras, mais uma unidade do Programa Siminina. “Mais meninas poderão fazer parte desse programa, que contribui para a preparação de futuras mulheres muito mais independentes e bem qualificadas para o mercado de trabalho”, frisou a primeira-dama. 

O CRAS Novo Colorado irá oferecer atividades como Serviço de Fortalecimento de Vínculo e Convivência- SFVC, Serviço de Assistência e Proteção a Família — PAIF, Programa Siminina, Cadastro Único e demais serviços tipificados dos Centros de Referência. 

“É com grata satisfação que participo de mais um desejo concretizado da população. Com essa nova unidade, totalmente preparada, poderemos oferecer um serviço de excelência. Agora, teremos mais espaços para atividades em grupo, que por enquanto permanecem suspensas por conta da pandemia do novo coronavírus. A população que será assistida está ansiosa para o início dos trabalhos”, pontuou a secretária municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência, Hellen Ferreira .

Por enquanto, serão ofertados apenas os atendimentos com as equipes técnicas, compostas por psicólogos, assistentes sociais e pedagogos. Serviços como escuta qualificada, cadastro único, concessão de benefícios emergenciais e inserção em programas socioassistenciais já serão realizados.

Para reforma da unidade, foram investidos cerca de R$286 mil reais. O Município também já atendeu com reformas as estruturas dos bairros Tijucal, Pedra 90, Pedregal, Jardim União e Osmar Cabral. Todas as 14 unidades espalhadas pelas regiões da cidade estão sendo reformadas e serão entregues até o fim da gestão.

“Estamos entregando mais esse Cras, que atende muitas pessoas em situação de vulnerabilidade social. São crianças, homens, mulheres, jovens e idosos, que quando precisam de uma mão acolhedora e podem contar com a Prefeitura. O respeito à população, aos profissionais de assistência social e servidores públicos começa com uma estrutura física decente e isso é o que estamos entregando, o mínimo de dignidade a essa comunidade”, concluiu o prefeito.