Governo / PARCERIA

03 de Fevereiro de 2018 08h00

Prefeito e líderes comunitários fortalecem relacionamento em prol de melhorias para a Capital

03/02/2018

RAFAELA GOMES CAETANO

Luiz Alves

Arquivo

O prefeito Emanuel Pinheiro e os líderes comunitários da União Coxipoense de Associações de Moradores (UCAM) fortaleceram o relacionamento, durante uma reunião nesta sexta-feira (02). O encontro foi marcado pelo diálogo aberto, a fim de alinhar ações e iniciativas que tragam melhorias para a Capital.

“O movimento comunitário é imprescindível para o desenvolvimento da nossa cidade, pois são eles que estão ativamente presentes no bairro, ouvindo os anseios dos moradores e sinalizando as falhas estruturais existentes nas áreas onde lideram. Representantes de comunidades inteiras, eles são o elo do cidadão com o município e a Prefeitura de Cuiabá que sempre estará de portas abertas para que trabalhemos juntos, trazendo soluções eficazes para a nossa cidade. Este contato permanecerá constante, para que possamos atuar pontualmente no crescimento e fortalecimento das regiões, com infraestrutura, asfalto de qualidade, saúde acessível a todos e a valorização desses líderes tão fundamentais”, afirmou Pinheiro.

Dentre as demandas abordadas, os representantes solicitaram a disponibilização do passe livre para os presidentes de bairro, além de uma agenda mensal com o chefe do Executivo, para que novas propostas de melhorias possam continuar sendo dialogadas e mudanças em execução sejam acompanhadas. De acordo com o presidente da UCAM, José Maurício Pereira, o envolvimento mais próximo do poder público na rotina das lideranças vai permitir que a população seja diretamente impactada pelo extenso trabalho de transformação realizado pela Prefeitura, à medida que ela percebe os esforços de seus líderes na mediação das ações.

“Nós temos uma missão densa, que nos exige constantes deslocamentos em busca de respostas práticas para as dificuldades dos nossos moradores locais. Para isso, necessitamos de alguns auxílios, como é o caso do vale transporte para os presidentes dos bairros. Muitos precisam percorrer longas distâncias e os custos com combustível ou transporte público encarecem muito, se tornando um empecilho no desempenho da nossa função. E com demandas regionais frequentes, é de suma importância que tenhamos uma comunicação frequente como o nosso prefeito. Sabemos que ele deseja esteja estar mais perto das comunidades e nós queremos ser agentes pulverizadores de seu trabalho, fazendo com que ele chegue lá na ponta, onde está o munícipe”, revelou.

O desejo de estar mais perto do movimento é uma realidade percebida nitidamente pelas lideranças, que pontuaram a diferença no trato do prefeito com seus apontamentos. Para Édio Martins de Souza, presidente da União Cuiabana das Associações de Moradores de Bairros e Similares (UCAMB), o fortalecimento marcado durante a reunião é mais um elemento que evidencia um vínculo já existente.

“O prefeito Emanuel Pinheiro sempre esteve disposto a manter-se conectado com todos os líderes comunitários e a facilidade de acesso ao seu gabinete é um aspecto que simboliza a diferença nessa dinâmica relacional. Temos um compromisso muito sério com os moradores dos bairros que representamos e o gestor compreende isso, estendendo este mesmo comprometimento para si - assumindo a responsabilidade de estar dentro das comunidades aplicando soluções concretas. Com essa visão, hoje selamos uma parceria ainda mais viva, que resultará em frutos duradouros, nascidos de amplos debates que envolvam a coletividade de toda uma região”, concluiu o representante.

Para o secretário-adjunto de Relações Comunitárias, Jonail Costa, a valorização das lideranças será um dos ângulos mais abordados ao longo de 2018. “Eles são figuras de grande representatividade entre os moradores e nada mais justo que o próprio município valorize o empenho de cada um deles em dedicar seu tempo e seus recursos para o crescimento da nossa cidade. Estamos ponderando algumas propostas que destaquem isso e neste ano estaremos consolidando essa caminhada conjunta ainda mais”, concluiu o gestor.