Governo / COMPROMISSO

12 de Outubro de 2017 15h48

Prefeito determina retomada de obras encontradas paralisadas

12/10/2017

BRUNO VICENTE

Gustavo Duarte

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, determinou o início da retomada das obras paralisadas, identificadas após um levantamento completo realizado este ano pela Prefeitura de Cuiabá. A medida foi anunciada pelo gestor nesta terça-feira (10) em reunião com a secretária municipal de Saúde, Elizeth Araújo, e os secretários municipais de Educação e Obras Públicas, Rafael Cotrim e Vanderlúcio Rodrigues, realizada para definir o cronograma de reinício e entrega das estruturas inacabadas. O ato cumpre com o compromisso firmado pelo prefeito, ao assumir o Executivo, de dar prosseguimento aos trabalhos não finalizados nos anos anteriores, dando celeridade no andamento e evitando que a população fosse prejudicada.

Conforme o gestor cuiabano, as três as áreas constatadas com um maior número de obras pendentes foram das pastas da Educação, Saúde, e Cultura, Esporte e Turismos. Ele explica que as edificações receberam investimentos federais e corriam riscos de perda desses recursos. Todavia, a partir de várias articulações junto ao Governo Federal, a atual gestão conseguiu evitar o cancelamento desses repasses e dar seguimento aos trabalhos.

“Como todas estavam paradas e vindas de algumas administrações passadas, tinha essa possibilidade de perda dos valores que já estavam em caixa e também da suspenção dos contratos. Felizmente conseguimos salvar todas e agora vamos dar prosseguimento. É importante ressaltar que, por conta do longo tempo de paralisação, essas obras ficaram com os preços desatualizados, exigindo que um novo cronograma físico e financeiro fosse feito. Houve um aumento na contrapartida do Município, mas foi um esforço necessário para não deixar esse prejuízo para o cidadão”, explicou Emanuel.

Na Secretaria de Educação são três obras. Dessas, duas já foram regularizadas e estão sendo retomadas, sendo dois Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI’s), nos bairros Recanto do Sol e CPA III. Também na Educação, a Creche Mariana Fernandes Macedo, localizada no bairro Dom Aquino, encontra-se em fase de trâmite burocrático dentro da Prefeitura. Na pasta de Cultura, Esporte e Turismo, o Centro de Cultura da Juventude, no Jardim Passaredo, também está em processo de resolução burocrática.

A Secretaria de Saúde foi a que mais apresentou demanda deste tipo, sendo 21 totalmente paralisadas e 23 não iniciadas. Dentro do campo da saúde, o prefeito ainda determinou o reinício das obras do novo Pronto Socorro e também da reforma do atual. No local foi realizada a reestruturação da recepção, do 4ª andar, e o mesmo processo está sendo executado nas enfermarias.

Além disso, existiam ainda outras 12 obras encontravam-se em estágio inativo, mas logo no início de 2017, foram atualizadas e encaminhadas para processo de licitação. Nesse grupo, o procedimento administrativo para licitação de cinco Unidades Básicas de Saúde (UBS) foi finalizado e as obras irão iniciar ainda neste mês. As UBS se encontram nos bairros Parque Ohara, Jardim Jockey Club, Santa Terezinha, Ouro Fino e São João Del Rey.

“Desde o início da minha gestão decretei tolerância zero nesse assunto e agora vamos retomar como prioridade, pois nossa cidade não pode abrir mão disso. Estamos estabelecendo um cronograma e assegurando a agilidade nos processos internos. Ou seja, vamos estabelecer novos prazos e todas essas obras serão entregues respeitando esse limite. Algumas estavam paralisadas há seis anos, mas garantimos que Cuiabá não terá prejuízo em nenhuma”, comentou o prefeito.