Governo / DIÁLOGO

18 de Outubro de 2017 17h22

Prefeito determina estudo para as reivindicações dos vigilantes

18/10/2017

RAFAELA GOMES CAETANO

Gustavo Duarte

Arquivo

O prefeito Emanuel Pinheiro e a categoria dos vigilantes municipais dialogaram sobre melhorias para a classe, durante uma reunião que aconteceu nesta terça-feira (17). Ao longo do encontro, o gestor recebeu as reivindicações dos profissionais, que solicitaram o retorno do pagamento do adicional de 30% por periculosidade, além de uma revisão da lei orgânica que dispõe das atribuições e direitos destes servidores especificamente lotados na Secretaria Municipal de Educação.

Para o chefe do Executivo, a Prefeitura de Cuiabá opera em prol das necessidades dos trabalhadores que lutam arduamente para a construção da Capital do futuro. Fundamento que só é possível alcançar com o amparo da categoria, que se posiciona diante de situações adversas para garantir a preservação de alunos, espaços, logradouros e patrimônios públicos diariamente, conforme pontuou o gestor.

“Os vigilantes são os heróis anônimos, que lidam de perto com a insegurança, a violência, o medo e o pânico. Diariamente enfrentam o desconhecido, com a incerteza dos reflexos que isso pode acarretar em sua integridade física e na de sua família. Como gestor e cidadão desta terra, possuo uma gratidão sem medidas por cada um destes profissionais e por suas respectivas atribuições, e seus requerimentos são relevantes e autênticos para o município. Não deixaremos estes 1.200 servidores à deriva e nossa secretária municipal de Gestão, Ozenira Félix, já possui estudos de impactos que em breve serão apresentados, aliado a outro diagnóstico que já está sendo conduzido pelo titular da pasta de Educação, Rafael Cotrim. Este não será nosso único encontro e tão logo nós avaliemos todas as variáveis e a viabilidade necessária, todos serão convocados para apresentarmos o plano de ação da Prefeitura, dentro de nossas limitações”, afirmou.

Discriminado pela Lei federal 7.102/83, o adicional de 30% de periculosidade é uma luta válida e legítima, segundo o secretário municipal de Educação, Rafael Cotrim. Para o gestor, que tem acompanhado as solicitações da categoria com proximidade, as avaliações e trâmites necessários para averiguar a possibilidade de suplementação já estão em andamento, com uma análise minuciosa da normativa orgânica que compreende a categoria.

“Tive a oportunidade de participar de uma audiência realizada na Câmara Municipal, onde a temática foi amplamente debatida e este momento foi enriquecedor para que absorvêssemos mais as indicações dos profissionais e pudéssemos ampliar nossa compreensão sobre estas demandas. A revisão da lei já está sendo feita em parceria com o Sindicado dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep) e tão logo encerremos essa etapa, o material será encaminhando para o prefeito, juntamente com o trabalho que está sendo desempenhado pela pasta de Gestão. A periculosidade é uma atribuição que não está disposta na norma, mas isso será discutido e estudado, considerando também a disponibilidade financeira do município. Estamos atuando pensando nas circunstâncias destes servidores e este processo continuará conduzindo de forma participativa”, revelou.

Para Rodrigo Estevão, um dos representantes da Comissão dos Vigilantes de Cuiabá, o encontro teve reflexos animadores e salientam o comprometimento da gestão pública em trabalhar em virtude dos menos favorecidos.

“É notável o interesse da Prefeitura em nossos questionamentos, sabendo que estamos aqui para dialogar juntos de forma amistosa, sem animosidades. O secretário Cotrim tem feito um bom trabalho, diagnosticando as falhas que existem nas unidades de ensino e o carinho que essa administração tem por nós – que nos encontramos em uma posição mais vulnerável – é realmente perceptível. O prefeito está mesmo trabalhando para a população que carece e cremos que com uma discussão sadia e pontual conseguiremos encontrar um equilíbrio favorável para todos”, disse.

Trabalhar conjuntamente com os vigilantes e a gestão pública é um dos compromissos da Câmara Municipal, conforme ratificou o vereador Lilo Pinheiro. “Nós vamos atuar ao lado do cidadão de bem, respeitando suas lutas e contribuindo para uma intermediação entre o município e as categorias, de forma pacífica e positiva, onde todos trabalhemos unidos. Estamos sensíveis aos anseios destes profissionais, que possuem um papel tão fundamental para a preservação da nossa cidade e pontuamos também a importância do Sintep em participar ativamente deste diálogo, contribuindo com sua expertise. A justiça social e a qualidade de vida da população é o nosso foco, que se cruza diretamente com as determinações do prefeito Emanuel Pinheiro na condução de suas atribuições à frente de Cuiabá”, concluiu.  

Também participaram do encontro o vereador Misael Galvão, Mariluza Miranda, representante do Sintep, José Paes, representando a Comissão dos Vigilantes de Cuiabá, além do Sindicato dos Vigilantes, Vigias e Guardas Servidores Municipais do Estado de Mato Grosso.