Governo / ATENÇÃO SECUNDÁRIA

25 de Junho de 2020 09h55

Prefeito destaca papel de apoio da UPA Verdão no enfrentamento ao novo coronavírus

25/06/2020

CELLY SILVA

José ferreira

A Unidade de Pronto Atendimento 24h — UPA Dr. Jony Soares Ramos , localizada no bairro Verdão, funciona neste momento como uma como unidade referência da atenção secundária para pacientes com sintomas moderados de Covid-19. Conforme o prefeito Emanuel Pinheiro, a medida foi adotada com o objetivo de não sobrecarregar as demais unidades. 

“Se você tem um sintoma moderado de Covid-19, tipo dois ou três sintomas, você não tem os cinco, mas tem três e vai para uma policlínica ou uma UPA, é encaminhado diretamente para a UPA Verdão. Lá tem todos os equipamentos necessários para evitar que se agrave e você não precise de um leito de UTI, que já são para casos mais graves”.

Tal metodologia foi elogiada por membros do Conselho Regional de Medicina (CRM-MT), que estiveram na UPA Verdão, conforme o gestor, porque evita a proliferação do novo coronavírus nas demais unidades, onde são tratados pacientes por outras enfermidades.

Atualmente, Cuiabá conta com 95 leitos de UTI exclusivos para casos de Covid-19, sendo 55 no Hospital de Referência (antigo Pronto Socorro) e outros 40 no Hospital São Benedito. A população cuiabana conta ainda com 90 leitos de UTI destinados ao tratamento de outras enfermidades, sendo 60 no Hospital Municipal de Cuiabá (HMC) e 30 no Hospital São Benedito.

Transparência

Durante a pandemia, um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) foi firmado com o Ministério Público do Estado de Mato Grosso (MPE-MT), que tem acompanhado, por meio de uma plataforma online, todos os gastos referentes ao combate à Covid-19. 

Nesse período, por meio da Controladoria Geral do Município, também foi criado dentro do Portal da Transparência um painel exclusivo para consulta exclusiva das despesas relacionadas ao enfrentamento do noco coronavírus. Nele, é possível ter acesso aos contratos de gastos emergências, decretos, legislação específica, informes epidemiológicos, entre outras informações.

“Os recursos estão sendo transparentemente aplicados na Covid-19, inclusive fiz TAC com o Ministério Público para que o Ministério Público acompanhe online centavo por centavo. Além da fiscalização do Tribunal de Contas. Então, isso me deixa tranquilo”, garantiu.