Governo / COMBATE ÀS DROGAS

06 de Julho de 2017 17h24

Prefeito destaca importância do Proerd e reafirma parceria

06/07/2017

ALESSANDRA BARBOSA

Tchelo Figueiredo

Arquivo

O prefeito Emanuel Pinheiro recebeu nesta quarta-feira, 05, no Palácio Alencastro, representantes do Programa Educacional de Resistência ás Drogas e à Violência (Proerd). 

Implantado desde 2000 em Mato Grosso, o projeto tem como objetivo principal orientar os alunos sobre a questão das drogas e da violência. O Proerd atinge a maioria dos municípios de Mato Grosso e já formou cerca de 200 mil alunos.

Durante o encontro, o prefeitoo destacou a importância do programa e afirmou que a Secretaria Municipal de Educação (SME) oferecerá o suporte necessário para o desenvolvimento das atividades do projeto.

“Não tem dor maior para uma família do que ter um filho, um sobrinho, um parente envolvido com esse mal que assola nossa sociedade. A nossa gestão não poderia ficar de fora de um programa como esse, que já provou seus resultados positivos. E a educação é a base para evitar que nossas crianças se percam em maus caminhos. Com isso, somos impulsionados a  fortalecer mais essa parceria com a Policia Militar. É importante dar continuidade a essa parceria, pois o programa tem um papel fundamental na orientação aos alunos sobre os perigos das drogas.

O coordenador do Proerd no Estado, tenente-coronel Esnaldo de Souza Moreira reiterou o trabalho conjunto com as secretarias de educação para o sucesso do projeto. “Viemos aqui para reafirmamos esta parceria para que possamos vencer as drogas, por meio da a formação e da conscientização dos nossos jovens. O militar também revelou que o programa ainda necessita de um apoio por parte do município, com relação a estrutura física para aumentar o número de vagas.

O Proerd foi criado em 1983, pela polícia de Los Angeles, nos Estados Unidos, juntamente com o distrito escolar da cidade, com a finalidade de atuar na prevenção do uso de drogas por crianças e adolescentes. No Brasil, o programa chegou em 1992.