Governo / LUTO

08 de Agosto de 2020 11h37

Prefeito destaca forte atuação social e lamenta morte do Bispo Dom Pedro Casaldáliga

08/08/2020

SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO

Divulgação

Arquivo

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, externa o seu profundo lamento pela morte do Bispo Emérito da Prelazia de São Félix do Araguaia (Mato Grosso) e Missionário Claretiano, Dom Pedro Casaldáliga. O líder religioso faleceu na manhã deste sábado (08), na cidade de Batatais, estado de São Paulo. 

O Bispo foi internado em um hospital de São Félix do Araguaia, no dia 2 de julho, com graves problemas respiratórios, agravados pelo Mal de Parkinson. Posteriormente, foi transferido para uma UTI da Santa Casa de Batatais (SP), mas não resistiu. 

Dom Pedro Casaldáliga era conhecido como “bispo do povo” por sua forte luta em prol dos povos indígenas e no combate aos conflitos agrários. Também era conhecido por sua paixão pela literatura, sendo autor de diversas obras publicadas no Brasil e no exterior, ligadas a área política e espiritual. 

“Com sua brilhante luta em prol dos menos favorecidos, Dom Pedro Casaldáliga deixa sua marca em todo o país, especialmente em Mato Grosso. Lamentamos profundamente a perda de uma pessoa íntegra e que, como manda os preceitos de Deus, sempre pensou no próximo com seus inúmeros trabalhos sociais. Externamos aos familiares, amigos e admiradores nosso desejo de que o conforto do Senhor chegue a todos”, disse o prefeito. 

Casaldáliga faleceu aos 92 anos e é natural de Balsareny, província de Barcelona. O religioso chegou ao Brasil aos 40 anos, como missionário, para trabalhar em São Félix do Araguaia.