Governo / CEASA SERÁ CONSTRUIDO

07 de Julho de 2017 14h19

Prefeito conhece projeto para construção do Ceasa em Cuiabá

07/07/2017

ADÃO DE OLIVEIRA

Luiz Alves

Arquivo

O prefeito Emanuel Pinheiro recebeu, em seu gabinete no Palácio Alencastro, o diretor-presidente do Centro de Abastecimento de Mato Grosso (Ceasa), Baltazar Ulrich. Eles discutiram a viabilidade, construção e funcionamento de um centro de distribuição de alimentos em Cuiabá.

Com a edificação e funcionamento do centro de alimentos, Cuiabá passaria a ser a central de distribuição de produtos para o resto do Brasil e ainda para países como Peru, Chile, Bolívia e até Argentina. “Hoje nós temos outra realidade, os produtos são vindos de Minas Gerais, Paraná e São Paulo para Cuiabá e em seguida distribuído para o interior do Estado. Nós queremos reverter esse quadro a partir da construção do nosso Ceasa”, disse Baltazar. O prefeito garantiu todo apoio ao projeto de construção.

Segundo Pinheiro, o centro de abastecimento é necessário para Cuiabá e Mato Grosso se desenvolver na comercialização de hortifrutigranjeiros,  já que temos muita riqueza e potenciais econômicos. “Se a Europa e Estados Unidos podem por que a capital Cuiabá não pode ter pode ter um Ceasa no Estado que é  maior produtor do país, que é o  celeiro desse país não pode?. Temos  sim que ter uma central de abastecimento que valorize a expertise do Estado e  a sua vocação e que contemple a nossa capital”, afirmou o prefeito.

O prefeitou explicou que com a efetivação do projeto as regiões Norte e Centro-Oeste serão contempladas. Apontou que a proposta é moderna e gera divisas para Mato Grosso, como empregos diretos e indiretos, além de outras riquezas.

Segundo Baltazar, os atuais projetos são de um modelo antigo de distribuição de alimentos à população. De acordo com o modelo apresentado, o ideal para Cuiabá  seria a concessão por 30 anos para operacionalização do negócio. Ainda de acordo com os estudos, o centro de abastecimento será construído em uma área próximo a BR-364, contemplando também os pequenos produtores de todo o Estado e em especial da Baixada Cuiabana.

O projeto deve ser licitado até setembro desse ano. “É um projeto que temos que estimular e  colocar o  município como parceiro, isso vai fortalecer a nossa receita, a nossa arrecadação própria”, destacou o prefeito.