Governo / COMBATE AO CONTÁGIO COVID

26 de Março de 2021 17h20

Prefeito concluirá decreto sobre medidas emergenciais até segunda-feira (29); Comitê de Enfrentamento a Covid fica à disposição de Consórcio do Vale do Rio Cuiabá 

26/03/2021

FERNANDA LEITE

Luiz Alves/Secom

Arquivo

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro,  se reuniu na tarde desta sexta-feira (26),  no Palácio Alencastro, com o prefeito de Várzea Grande Kalil Baracat e, virtualmente, com os 11 demais gestores dos municípios que fazem parte do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico e Social do Vale do Rio Cuiabá para discutir medidas de enfrentamento ao contágio pelo novo coronavírus.  Pinheiro reforçou que irá editar, até a segunda-feira (29), decreto emergencial a ser aplicado na capital. As medidas serão conciliadas com a cidade industrial.

Durante a reunião, o prefeito Emanuel Pinheiro também colocou à disposição dos municípios que englobam o Consórcio, o Comitê de Enfrentamento ao novo Coronavírus e ainda profissionais como sanitaristas e pneumologistas para dar suporte e orientações para evitar a propagação do vírus. 

O prefeito, durante a reunião,  citou  que o Governo do Estado,  agora, reconhece que, cada cidade deve adotar suas medidas conforme à sua realidade.  "Discutimos um alinhamento para agregar, conciliar as medidas de enfrentamento da Covid".

Quanto à ideia de colocar o Comitê de Enfrentamento ao novo Coronavírus à disposição dos municípios da  Baixada, Pinheiro adianta: "se a gente puder agir respeitando as particularidades de cada região e garantir uma assistência aos municípios, então iremos colocar isso em prática.  Estamos estreitando esse pensamento. Temos que nos unir e ter parcerias nesse momento. Precisamos que os 13 municípios estejam unidos e o nosso partido, a nossa bandeira, será a união", concluiu.

O prefeito Kalil também concordou que neste momento, Cuiabá e Várzea Grande terão que adotar medidas em conjunto.  "Neste momento de crise a nossa cidade  se comunica o tempo e a  gente vem tentando ajustar as medidas. Estamos todos nós vivendo um momento difícil e a  gente vai estar em discussão e vamos apresentar ao Consórcio as nossas decisões. Neste momento precisamos de união", comentou ele. 

Consórcio 

O Consórcio Vale do Rio Cuiabá é formado por Cuiabá, Várzea Grande, Acorizal, Barão de Melgaço, Chapada dos Guimarães, Jangada, Nobres, Nossa Senhora do Livramento, Nova Brasilândia, Planalto da Serra, Poconé, Rosário Oeste e Santo Antônio de Leverger. Com uma área aproximada de 76 mil quilômetros quadrados, esses municípios somam mais de 1 milhão de habitantes.