Governo /

25 de Novembro de 2010 13h35

Prefeito Chico Galindo anuncia ampliação do projeto "Agente Mirim de Combate a Dengue"

25/11/2010

Angela Jordão/PMC

A prefeitura de Cuiabá realizou nesta quinta-feira (25) mais uma solenidade de premiação do projeto “Agente Mirim de Combate a Dengue”.  Foram contemplados dois agentes de cada região do município e mais os representantes da área rural (Distritos de Aguaçú e da Guia). A solenidade contou com a presença do prefeito de Cuiabá, Chico Galindo.

Os sorteados foram premiados com bicicletas e vídeo games (para os agentes mirins) e utensílios domésticos (para as residências), totalizando 30 prêmios. O sorteio de hoje foi o quarto promovido neste ano.

O projeto “Agente Mirim de Combate a Dengue” é desenvolvido pela Prefeitura de Cuiabá através da Governança Integrada de Base e Secretarias de Governo, Saúde, Educação e Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (Smades). O objetivo é oferecer aos estudantes, com idade entre sete e 14 anos, a oportunidade de conhecer, aprender e participar diretamente de uma ação efetiva no combate a Dengue.

O secretário municipal de Educação, Permínio Pinto, explicou que o envolvimento dos estudantes foi a forma encontrada pela área de Educação para auxiliar o município no combate a dengue. “Esta é a nossa forma de participar diretamente na sensibilização da população sobre o problema. Estamos felizes com o sucesso do projeto”, declarou Permínio.

Os estudantes podem atuar como verdadeiros agentes de saúde dentro de suas casas, orientando os pais e toda a família sobre as formas de combater a doença e evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti (transmissor da dengue). Os estudantes também podem realizar o mesmo trabalho junto aos amigos, familiares e toda a vizinhança.

O projeto está sendo considerado um sucesso. Os diretores do projeto enfatizaram que a atuação dos estudantes, durante este ano, foi fundamental para a redução dos índices de dengue
em Cuiabá. O número de notificações foi reduzido em 62,8 em 2010 em comparação a 2009.

Todos os envolvidos nas ações de combate à dengue, presentes a solenidade, enfocaram a necessidade do envolvimento da sociedade no controle e combate a dengue. Sem a colaboração do cidadão, o combate a doença e a erradicação do mosquito transmissor é muito difícil.

O prefeito Chico Galindo não só garantiu a continuidade do projeto em 2011, como anunciou que será ampliado. O objetivo é envolver todas as escolas municipais (neste ano, aderiram ao projeto 89% das unidades educacionais do município) e ainda ter a adesão da rede estadual e das escolas particulares.

Chico Galindo pediu aos diretores do projeto que estudem a possibilidade de, no próximo ano, ampliar a premiação para todos os bairros da capital. Cada um dos quase 300 bairros de Cuiabá seriam contemplados.

“Vamos ampliar este trabalho, devido à sua grande importância. Ainda temos duas semanas de aula na rede municipal, então peço aos professores e diretores das escolas que intensifiquem o trabalho de prevenção junto aos alunos, para que sejam cada vez mais multiplicadores”, enfatizou o prefeito.

Participaram da solenidade de sorteio, os coordenadores do projeto Governança Integrada de Base e Agente Mirim de Combate a Dengue, José Roberto Stopa, Dirceu Carlino, Edson Luis e Marcelo Alderete. Também estavam presentes os secretários municipais Permínio Pinto (Educação), Maurélio Ribeiro (Saúde), Lamartine Godoy (Governo), Julieta Domingues (Assistência Social e Desenvolvimento Humano) e Karla Regina Lavrati (Planejamento).

Como funciona

Em sua própria residência ou nas casas visitadas, o Agente Mirim de Combate a Dengue faz um ‘check listen’ dos possíveis criadouros do mosquito da dengue. Todos estes criadouros devem ser eliminados do local. Para realizar o trabalho e poder visitar as casas, os agentes mirins recebem uma carteira de identificação, assim como os agentes de saúde e endemias.

Cada residência que recebe a orientação e fiscalização do Agente Mirim de Combate a Dengue é cadastrada. A partir deste cadastro, a casa recebe a visita dos agentes de combate à Dengue da Secretaria de Saúde. Se no local não houver nenhum foco da dengue ou possível criadouro do mosquito Aedes Aegypti, a residência está apta a concorrer à premiação.

O projeto teve início em dezembro de 2009. Estão envolvidas no projeto “Agente Mirim de Combate a Dengue”, 89% das escolas da rede municipal, totalizando 32.956 estudantes.

A partir do sorteio realizado hoje, a equipe da Secretaria de Saúde fará uma visita na próxima semana. Se a residência estiver em conformidade com as exigências da Secretaria (livre de locais que possibilitem focos de dengue), a família será premiada. Este ano, do total de mais de 50 premiações, apenas uma residência estava fora dos padrões exigidos. Os estudantes contemplados também receberão o prêmio na próxima semana.