Governo / AVANÇO TECNOLÓGICO

13 de Abril de 2018 00h05

Prefeito assina termo de cooperação e garante sinal digital à população de baixa renda

13/04/2018

LUCIANA SOUZA

Luiz Alves

Arquivo

O prefeito Emanuel Pinheiro assinou na última quarta-feira (11) um Termo de Cooperação com a empresa prestadora de serviços da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), a Seja Digital (EAD – Entidade Administrativa da Digitalização de Canais TV e RTV). A ação tem como objetivo a distribuição de kits de antenas digital e conversor, garantido que o sinal digital chegue às famílias de baixa renda, inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) do governo federal.

“É mais um avanço para a Cuiabá tricentenária, para essa região pioneira, que tanto vem se desenvolvendo e contribuindo com o crescimento do Brasil. Fico extremamente satisfeito com esses marcos, pois cuidar de pessoas é o objetivo central da minha gestão, que vem promovendo as mudanças e levando dignidade e qualidade de vida aos mais carentes. E essa parceria só aumenta as possibilidades de chegarmos a todas famílias, levando o que há de melhor para elas, e acredito na Capital da  transformação, da terra boa para se viver, promovendo uma completa inclusão social”, ressaltou Pinheiro.

A distribuição dos kits se faz necessário porque o sinal analógico será desligado a partir de 14 de agosto deste ano. Para que as famílias tenham acesso aos KITS, precisam entram no endereço eletrônico sejadigital.com.br/kits, ou ligar para o número 147, informando o NIS (Número de Identificação Social) e fazer o agendamento, evitando, assim, a suspensão vida programação de TV.

Segundo o secretário de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, Wilton Coelho, a ação beneficiará aproximadamente 80 mil pessoas inscritas no CadÚnico. “A capital ainda possui um alto índice de famílias vivendo em vulnerabilidade e  que precisam ser assistidas diariamente pela equipe de assistência. Então, a ação de distribuição das antenas é mais um feito. O município estará com a parceira, para auxiliar no que for preciso e provendo que os serviços alcance a todos”, disse o secretário.

Os kits serão entregues em local, dia e horário escolhidos pelas famílias, no ato do agendamento pelo site ou número. No total, serão distribuídos 130 mil kits para Cuiabá e outros cinco municípios do Estado de Mato Grosso, sendo eles:  Acorizal, Jangada, Nossa Senhora do Livramento, Santo Antônio do Leverger e Várzea Grande. Com o desligamento do sinal analógico, Brasil se coloca no mesmo patamar de países como Estados Unidos e Reino Unido. O processo teve início em 2015 e de acordo com o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicação, mais de 1.300 municípios terão o sinal analógico desligado em 2018.

Caso a família não estiver dentro do sistema de cadastramento do governo federal, basta se inscrever em um dos 14 Centros de Referência de Assistência Social (Cras).