Governo / AVANÇOS

30 de Maio de 2018 13h11

Pinheiro recebe representantes da Pampa Food e dialoga sobre expansão da rede em Cuiabá

30/05/2018

LUCIANA SOUZA

Luiz Alves

Com duas lojas em Cuiabá - franquiadas da Burger King -, gerando cerca de 60 novos empregos, alcançando mais de 200 famílias, com uma linha de inserção dos jovens no mercado de trabalho e acreditando no potencial econômico da capital mato-grossense, os representantes da empresa Pampa Food, de Tangará da Serra, apresentaram na noite desta terça-feira (29) um projeto de expansão da rede alimentícia ao prefeito Emanuel Pinheiro.

Durante o diálogo, os representantes prospectaram abrir mais duas lojas franquiadas na cidade ainda este ano. O prefeito recebeu com muito entusiasmo o projeto de expansão e se colocou à disposição para auxiliar no avanço da ideia. 

”É motivo de muita alegria receber essas notícias, pois mostra que estamos conseguindo resgatar Cuiabá, fazendo com que ela se desenvolva, chamando atenção de novos investidores. Isso fomenta nossa economia, gera empregos, trabalha o fator social e expande o nome da nossa cidade para demais localidades do país. Diante disso, só posso abrir as portas e me colocar ao dispor desses jovens empreendedores. Cuiabá é uma terra de oportunidades, então que eles prosperem aqui, gerem renda e que tenham nesta gestão uma parceira, uma agente facilitadora para os bons negócios”, disse Pinheiro.

Segundo o diretor de Operações da Pampa Food, Luis Eduardo Borda, a rede, atualmente, compreende Cuiabá, Tangará da Serra e três cidades do estado de Rondônia. Ele destaca que a rede o interesse em investir na capital cuiabana surgiu a partir da análise do desenvolvimento da cidade nos últimos anos, que vem subindo no ranking de melhores lugares para se investir.

“Cuiabá vem crescendo e chamando atenção pelo seu desenvolvimento. As pesquisas mostram que a Capital se destaca entre as cidades do Centro-Oeste e desponta no índice de ambientes geradores de novos empreendimentos. Isso baliza para que possamos prospectar aqui. Agradecemos ao prefeito, que gentilmente vem nos recebendo e sempre se colocando na linha de frente para nos auxiliar”, avaliou Luis.

Também participou do encontro o secretário Extraordinário dos 300 anos, Junior Leite que vem trabalhando nas ações de desenvolvimento da Cuiabá tricentenária. Ele reiterou a disposição do município em ser um agente facilitador para esses novos empreendimentos. Ele ainda frisou a importância da valorização do Centro Histórico da Capital, sendo um local chave para novos investimentos.

“Estamos trabalhando para que Cuiabá possa se transformar em uma das principais cidades empreendedoras do país. E para que isso aconteça, é de suma importância que valorizemos nossas raízes e nossa cultura. O prefeito vem fazendo isso, aliás é uma determinação dele para todos os gestores, pois entende que esse regaste dimensiona nossos valores e eleva Cuiabá em vários quesitos. Vamos continuar nessa linha, buscando novas parcerias e sempre nos colocando como agentes do crescimento”, concluiu Júnior.

 

Avanços comprovados  -  A capital cuiabana ficou entre as principais cidades brasileiras que mais evoluíram na geração de novos empreendimentos em 2017.  O avanço foi apontado pela pesquisa de Índice de Cidades Empreendedoras (ICE) realizada pela ONG Endeavor, divulgada em dezembro de 2017.  Segundo a pesquisa, Cuiabá subiu 16 posições em dois anos, elevando-se de 20º para 4º colocação no ranking, no quesito ambiente regulatório, que inclui tempo gasto com burocracia e complexidade dos tributos, e de 28º para 18º, avançando 10 posições, no quesito ambiente geral para empreender. O ICE também avaliou as cidades nos aspectos de infraestrutura, mercado, acesso a financiamento, inovações e capital, em que Cuiabá se manteve com notas positivas.

Seguindo os resultados da pesquisa, Cuiabá ganhou mais um grande empreendimento, que deve fomentar a economia local já nos próximos anos: o Shopping Estação Cuiabá. A nova estrutura comercial conta com 47 mil metros quadrados, comportando mais de 280 lojas, com marcas de expressão nacional e regional. Desse total, 82% já estão comercializados, que gerarão cerca de 2.500 empregos, sem contar os contratos indiretos.

Atualmente, Cuiabá possui mais de 47 mil empresas com registros abertos. No período entre 2016 e 2017 a Capital registrou 5.243 aberturas de empresas e 181 fechamentos, segundo dados da Junta Comercial do Estado de Mato Grosso (Jucemat).

Com saldo positivo de novos empreendimentos, a Capital entra na contramão da crise e vem reduzindo o quadro de desemprego mais rapidamente que a média nacional, que é de 13,5%, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Com população de 570 mil habitantes, o ICE levantou que o saldo de empregos em serviços e comércio criados ou perdidos em 2017 foi em -63 por 100 mil habitantes, em 12 meses, enquanto 2016 o saldo estava negativo em - 435 por 100 mil habitantes. Uma média de 12%.

A Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Econômico está desenvolvendo para este ano um pacote de cursos de capacitação. São 29 cursos que abrangem várias áreas como tecnologia e administração. Além do programa de capacitação, a parceria com o Sistema Nacional de Emprego (Sine) também auxilia na recolocação das pessoas no mercado de trabalho. Nos dois últimos anos, a Secretaria encaminhou mais de 3 mil pessoas para entrevistas de trabalho. Dessas, o Sine registrou no sistema 800 ingressos com carteira assinada.