Governo / ACESSO A EDUCAÇÃO

16 de Março de 2019 09h00

Pinheiro recebe a visita dos alunos do CPC aprovados em universidades

16/03/2019

CAROLINA MIRANDA

Luiz Alves

O prefeito Emanuel Pinheiro recebeu essa semana, a visita dos alunos do Curso Preparatório Comunitário (CPC) que foram aprovados em processos seletivos e esse ano iniciam uma nova etapa.

Mais de 150 participantes do curso oferecido pela Prefeitura de Cuiabá foram aprovados e conseguiram ingressar em faculdades públicas como o Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat).

Gustavo Xavier, 18 anos foi um dos aprovados. Para ele que vinha se preparando desde o carnaval do ano passado, as aulas do Curso Comunitário foram a peça fundamental para o resultado obtido no Enem e que possibilitou o ingresso na faculdade.  Ele passou para o curso de Matemática, da UFMT, alcançando uma média de 652 pontos. “Pra quem não tem auxílio, não tem um conhecimento básico, foi fundamental, não tem nada a perder para cursos particulares, os professores e a estrutura são excelentes. A prefeitura está de parabéns em facilitar o acesso dos alunos de baixa renda”, comentou o aluno.

A jovem Rayssa Santiago, 20 anos, frequentou as aulas realizadas no polo da Escola do Presidente Médici e foi chamada para o curso de Direito da Unemat. Segundo ela, as aulas do CPC contribuíram para o resultado alcançado, mas o diferencial foi a nota na Redação do Enem de 800 pontos. “Foco, força e determinação, essas são as palavras-chave para quem quer adentrar ao Ensino Superior. Não podendo deixar de ressaltar o empenho da equipe de professores, que trabalharam sem medir esforços e sempre incentivando a não desistir. Agora posso dizer que sou uma futura advogada, graças ao auxílio oferecido pela Prefeitura”, disse.

Conforme o prefeito Emanuel Pinheiro, este é mais um compromisso assumido em campanha que se transforma em realidade, trazendo educação para as famílias humildes do município, garantindo a inclusão social e a oportunidade para disputar com igualdade, uma vaga nas universidades brasileiras. “Este projeto agora veio para ficar. Não permitiremos que avanços como esses sejam interrompidos. Além do mais, isso não é gasto, e sim investimento”, frisou o chefe do Executivo.

De acordo com o professor e coordenador do CPC, Cláudio Taques, o Pardal, que atua tanto na rede pública, quanto na privada, sabe da defasagem e a desigualdade em todo um contexto social. “Viemos apresentar ao prefeito o resultado alcançado nessa primeira turma. E é isso que nos deixa feliz e nos motiva a continuar. Famílias satisfeitas, sonhos alcançados e grandes projetos pela frente, recebemos Sim da Prefeitura para tudo, fica aqui o nosso muito obrigado”, declarou.

O vereador Mario Nadaf, que também é professor e trabalhou pelo menos 20 anos com pré-vestibulandos é um grande apoiador do Curso Preparatório Comunitário e entregou uma Moção de Aplauso aos alunos aprovados por acreditarem num sonho idealizado pela Prefeitura para oferecer um ensino digno à população. “Todos os sete polos com salas climatizadas, uniformes, data show, material didático e uma equipe de profissionais de primeira qualidade. Isso é o que chamamos de inclusão social, pois a maioria dessas pessoas não teria como arcar financeiramente com um cursinho particular”, reforçou.  

 

META 2019- Para participar, o aluno tem que estar cursando o 3º ano, ter concluído o Ensino Médio em Escola Pública ou ser bolsista 100% da Rede Particular. O prefeito Emanuel Pinheiro afirmou que a promessa apresentada na abertura do curso no ano passado será cumprida. “Estamos estudando uma nova data para iniciar com as novas turmas. Só estão sendo definidas algumas questões administrativas, mas já posso garantir, o CPC continua em Cuiabá”, comentou o prefeito.

Ao final, Pinheiro fez um importante anúncio. Estudos estão sendo feitos para criação e lançamento do “Prepara Cuiabá”, curso preparatório para concurso público. “Na gestão Emanuel Pinheiro vocês tem oportunidade. Tudo isso são sonhos que estão sendo transformados em realidade sempre buscando oferecer uma cidade boa para se viver com qualidade e dignidade”, finalizou.