Governo / INCLUSÃO SOCIAL

10 de Abril de 2018 08h00

Pinheiro inaugura 1ª unidade assistêncial do estado para crianças com microcefalia

10/04/2018

LUCIANA SOUZA

Vicente Aquino

Arquivo

Garantir um atendimento assistencial completo, respeitando os diretos à igualdade com a inclusão, garantindo a seguridade social, em um conjunto de políticas públicas voltadas, principalmente, para a população em vulnerabilidade, construindo uma cidade melhor para se viver. Foi o que assegurou o prefeito Emanuel Pinheiro, durante a solenidade de inauguração da 1ª unidade de atendimento assistencial do estado de Mato Grosso à criança com microcefalia (Centro-Lar), intitulada “Casa de Helena”, na manhã desta segunda-feira (9). A inauguração faz parte das ações dos 299 anos de Cuiabá, comemorados no domingo, 8 de abril. 

O chefe do Executivo, acompanhado pela primeira-dama Márcia Pinheiro, que está à frente dos trabalhos assistências da Capital, assinalou a inauguração da unidade como ‘o inicio de um grande processo ao acolhimento segmentado das crianças com algum tipo de deficiência’, projetando a ampliação dos serviços ofertados no plano, para que as famílias recebam apoio necessário para o desenvolvimento de seus filhos.

 “Este Centro só é o inicio de um grande processo de inclusão voltado às pessoas com deficiências. Não vamos medir esforços para construir uma Cuiabá que acolha de maneira digna essas pessoas, com todo acessibilidade a todos os atendimentos necessários para promover o bem-estar de cada um. Márcia, que vem gerindo com muita dedicação a parte de assistência social, tem um olhar sensível à causa e abraçou meus sonhos nessa caminhada, junto com toda essa equipe. Sabemos que existe uma burocracia enorme, muitas dificuldades, mas nós estamos aqui para ultrapassar essas barreiras e fazer avançar os serviços prestados à população, com base na dignificação”, ressaltou o prefeito.

Reiterando sobre o início do processo de acolhimento, o vice-prefeito Niuan Ribeiro destacou que junto desse atendimento segmentando, o município também ampliará as ações de conscientização voltadas ao meio ambiente, assim tratando não somente as consequências, mas sim a raiz da problemática que causa o Mosquito Aedes Aegypty.

“Sabemos da dimensão desse problema e de como ele vem afetando a população, prova disso, são os presentes aqui nesta inauguração. Sabemos também que esta situação vai além do atendimento de acolhimento e que precisamos, para tratar de maneira correta, acessar a raiz do problema, que começa lá naquele descarte de lixo realizado de maneira incorreta, pelos bairros, contribuindo para a proliferação do mosquito gerador do vírus Zika, que afetou inúmeras mulheres gravidas, causando a microcefalia nas crianças. Assim, o Centro, como o prefeito já citou, é uma ponta pé inicial para um programa de inclusão em que essas crianças tenham acesso a todos os atendimentos que estão inseridos no plano de serviços que possibilitam um melhor desenvolvimento. Estamos juntos nesta luta e me coloco à inteira disposição para construir essa nova era e cuidar da nossa população de forma igualitária”, ressaltou Ribeiro.

A unidade inaugurada tem estrutura para atender até 60 crianças, de 0 a 6 anos, cinco dias por semana, 10 horas por dia, inclusive no horário de almoço. Para o atendimento, a família precisa estar devidamente cadastrada do sistema de Cadastro Único (CadÚnico) para programas do governo federal. O cadastro pode ser realizado em um dos 14 Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) da Capital.

 “Esta unidade é um importante avanço para nossa rede de atendimento assistencial, que nesta gestão vem se desenvolvendo com muita qualidade, com ampliação e reestruturação das demais unidades. Nesta, em especial, a população poderá contar com essa extensão de serviços e profissionais na missão de auxiliar as famílias nesta caminhada diária de cuidar das crianças portadoras de alguma deficiência, com prioridade à microcefalia. Estamos trabalhando para que nos próximos anos, o município avance mais no social e construa um sistema mais justo de inclusão e dignidade para todos”, disse o secretário de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, Wilton Coelho.  

O novo espaço de atendimento social oferecerá serviços voltados à saúde, habilitação, reabilitação, órteses e próteses, creches e pré-escolas; estratégias de inclusão social da família; estímulo à escolaridade; capacitação e acesso ao mundo do trabalho; acesso a benefícios, renda e às iniciativas de melhora de condições sociais das famílias; ampliação da capacidade de cuidar e fortalecimento da função protetiva da família, conforme seguranças da Política Nacional de Assistência Social – PNAS, e Sistema Único de Assistência. Social – SUAS. Toda oferta faz parte da parceria entre governo federal, Estadual e Municipal, trabalhando junto com a Associação Pestalozzi de Mato Grosso.

Para a secretária-adjunta do Estado de Assistência Social (Setas), Marilê Ferreira, representando o governador Pedro Taques, a entrega da unidade é só um “pontinho” de tudo que os poderes vêm dialogando par atender essas famílias da melhor forma possível, dentro de um programa que inclua todos os serviços precisos para estas crianças crescerem com qualidade e igualdade perante a sociedade.

 “Como mulher, mãe  e cidadã, posso falar que imagino a dor da luta dessas famílias, na busca de um mundo melhor para seus filhos. Do enfrentamento diário de cada uma para que essas crianças tenham o acesso devido ao tratamento certo e digno.  Por isso, em nome de toda gestão estadual, garanto que vamos continuar trabalhando por esse grupo, assim como para todos, e temos ciência que o melhor método para se alcançar esse feito é nos unindo.  Agradeço pelo olhar de cada uma dessas mães, que nos ajudam quando nos apontam suas necessidades, e hoje aqui,  registro nosso compromisso de trabalhar em prol de cada reinvindicação”,  frisou  secretária.

Serviço - Este serviço foi ofertado no ano de 2017, por meio do Ministério de Desenvolvimento Social, com o intuito de atender prioritariamente as crianças com microcefalia, deficiências associadas e suas famílias devido à situação de emergência pela presença do Mosquito Aedes Aegypty e do Zika vírus, em grande quantidade, em determinadas regiões, que acometeu um número alto de mulheres infectas pelo vírus, levando a uma série de nascimento de bebês com microcefalia, síndromes distintas e deficiências associadas.

Helena Antipoff - Pioneira da introdução da educação para crianças  com deficiência no Brasil, a pesquisadora Helena Antipoff é uma das figuras mais simbólicas do movimento pestalozziano. Psicóloga e pedagoga de origem russa, a pesquisadora mudou-se para o Brasil em 1929 e acabou por transformar-se em uma autêntica mineira, inspirando o poeta Carlos Drummond de Andrade, que escreveu o poema ‘A casa  de Helena’, em homenagem à educadora.

“Não poderíamos dedicar outro nome a este Centro. Sem dúvida, com mostra sua biografia, Helena foi além e marcou a história de luta por uma sociedade mais justa. Diante disso, independe do nosso ordenamento jurídico, na minha gestão, a questão da seguridade social vai ter a educação no plano também, além, claro, da parte de assistência, saúde”, concluiu Pinheiro.  

Emanuel, cumprindo com sua promessa de construir um plano de políticas voltadas para as crianças com deficiência, recebe nesta sexta-feira (13), ás 16 horas, no Palácio Alencastro, a Comissão de Mães de Crianças com Microcefalia. O encontro objetiva promover um diálogo mais amplo da problemática, para que a equipe possa dar andamento no processo de atendimento.

Participaram também da solenidade de inauguração o secretário-adjunto de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Marcelo Pires; adjunto de Estado da Casa Civil, Marcione Mende de Pinho; a representante do Ministério de Desenvolvimento Social e Agrário, Ana Luiza Coelho Moreira; a presidente da Federação da Pestalozzi do Estado de Mato Grosso, Ivane Almeida da Costa, e da Federação Nacional das Associações Pestalozzi, Ester Alves Paelteco; presidente da Comissão Responsabilidade Social da OAB/MT, José Rodrigues  Rocha Junior; representante do Conselho do Idoso, Gerônimo  Urei; presidente Conselho Estadual de Direitos da Criança e Adolescente, Adriana Bastos; presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Rutileide da Silva; presidente da APAE, Silvia Artal; vereador Mario Nadaf; presidente do bairro Jardim Tropical, Saulo Barros, e Tânia Regina, representando as mães atendidas no Centro-Dia.