Governo / ACOMPANHAMENTO

24 de Abril de 2021 06h05

Pinheiro diz que intervenção na Trincheira Jurumirim será autorizada após entrega do viaduto Murilo Domingos

24/04/2021

BRUNO VICENTE

Luiz Alves

O prefeito Emanuel Pinheiro destacou que a intervenção para correção na estrutura da Trincheira Jurumirim, situada na Avenida Miguel Sutil, deve ser iniciada após a Prefeitura de Cuiabá concluir a construção do viaduto Murilo Domingos, na Avenida Manoel José de Arruda (Av. Beira Rio). A afirmação foi feita pelo chefe do Executivo municipal na quinta-feira (22).

Segundo Emanuel, apesar de serem regiões diferentes da cidade, a preocupação é que a execução de duas obras de grande porte, ao mesmo tempo, multipliquem os transtornos à população, principalmente nos horários de pico. Os reparos na Trincheira Jurumirim serão executados pela Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra).

No local, a Sinfra terá que corrigir um problema no sistema de drenagem de águas pluviais, tanto na pista de rolamento quanto nas paredes da trincheira.  A previsão é que, somente na parte inferior, deva ser retirado uma profundidade de cerca de 1,5 metro de solo, em uma extensão de aproximadamente 1,2 quilômetros.

“Na próxima semana, vamos fazer uma última vistoria para definir a data exata da entrega do viaduto. Mas já anunciei que a intervenção do Estado na Trincheira Jurumirim só começa depois que entregarmos o viaduto. Não podemos travar, ao mesmo tempo, duas regiões da cidade que possuem grande movimentação de veículos”, comentou Pinheiro.

ANDAMENTO DA OBRA NO VIADUTO

O levantamento do viaduto Murilo Domingos já se encontra na fase final. Neste momento, além da pavimentação das pista do elevado, também está em andamento a edificação das cabeceiras que fazem a ligação entre a estrutura e a Avenida Beira Rio. Somado a isso, periodicamente, já são feitos testes no funcionamento do sistema de iluminação, superior e inferior, composto por lâmpadas do tipo LED.

Outra atividade já prevista para iniciar nos próximos dias é a execução do projeto de jardinagem e paisagismo nos canteiros e rotatória do viaduto. O trabalho contará com o plantio de gramas, palmeiras e outras espécies de plantas ornamentais. Somado a essas ações, o processo de embelezamento será completado com a realização de pinturas nos pilares de sustentação, que serão feitas por artistas regionais.

“O prefeito Emanuel Pinheiro determinou que essa obra seja mais um motivo de orgulho para a população. Por isso, nosso trabalho é feito no sentido de garantir que a estrutura traga os importantes benefícios para a mobilidade urbana e, ao mesmo tempo, também deixe a nossa capital ainda mais bela”, explicou o vice-prefeito e secretário de Obras Públicas, José Roberto Stopa.