Governo / VALORIZAÇÃO

22 de Junho de 2018 00h28

Pinheiro contempla região Norte com complexo esportivo e resgata espaços de lazer

22/06/2018

LUCIANA SOUZA

Gustavo Duarte

Equalizar os serviços prestados à população, valorizando e resgatando a história dos espaços públicos, dignificando o processo de transformação da cidade tricentenária e promovendo o bem-estar e a qualidade de vida aos cuiabanos.  Seguindo esses conceitos, o prefeito Emanuel Pinheiro vem cumprindo seu compromisso de descentralizar as áreas de lazer, expandindo e democratizando o acesso a elas, possibilitando que a população mais carente tenha a oportunidade de desfrutar desses espaços de maneira humanizada.

E, nesta noite de quinta-feira (21), confirmando essa proposta, o chefe do Executivo contemplou os moradores da região Norte da Capital com a entrega de um novo complexo esportivo.   “Esta obra, assim como as demais que seguem a mesma meta, significa a virada de um conceito antigo de contemplar somente a área central com espaços de lazer de qualidade, bem ornamentados. Venho trabalhando dentro das comunidades, um conceito de qualidade de vida, principalmente para atender os menos favorecidos, que são os que não possuem, na maioria das vezes, condições de se deslocarem até esses espaços centralizados. Hoje, derrubamos esse conceito ultrapassado e mostramos que é possível transformar nossa Cuiabá, valorizando suas raízes, suas histórias, dignificando a vida dos cuiabanos, por meio de processo de inclusão social completo, onde todos desfrutem de serviços de qualidade, com segurança e comodidade”, destacou Pinheiro.

Com um investimento de aproximadamente R$ 150 mil, o novo complexo esportivo fica localizado na 5ª etapa do bairro CPA IV.  O espaço recebeu, além da reconstrução do sistema de drenagem e de todo o gramado do campo de futebol, os serviços de pintura, construção de calçadas e pista de caminhada, melhoria completa na iluminação pública, instalação de uma academia ao ar livre e uma quadra de areia. A ação, coordenada pelas Secretarias de Serviços Urbanos e Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, também contou com a revitalização do Mini Estádio João Pires Modesto e teve a duração de aproximadamente dois meses.

“Mais um espaço que estava abandonado, sem iluminação, trazendo insegurança para as comunidades, e hoje uma ambiente saudável, todo revitalizado, onde as famílias podem praticar esportes, fazer exercícios físicos, trazer as crianças para uma tarde de lazer, com segurança e comodidade. Isso consolida o trabalho da atual gestão de inclusão alinhada à qualidade, pois não basta fazer, precisa fazer com excelência. E isso o prefeito Emanuel está fazendo com maestria, sempre valorizando os serviços destinados aos mais carentes. Agradeço a todos os envolvidos, porque sem a colaboração não conseguiríamos alcançar esses resultados”,  disse o secretário de Serviços Urbanos, José Roberto Stopa.

Para a presidente do bairro CPA IV, Elisângela Roquer, a chegada das benfeitorias à comunidade significa a realização de um sonho antigo. Ela contou que há anos os moradores vinham cuidando do espaço com recursos próprios, oriundos de arrecadações de festas, rifas, entre outros meios.

“Só temos a agradecer a essa gestão, pois foi ela que teve um olhar sensível às nossas necessidades. Esse espaço é mais que um ponto de encontro. Ele também significa mais saúde aos moradores. E com mais saúde, naturalmente, mais qualidade de vida. Além disso, com a reforma e construção do novo complexo, o local ficou mais seguro, e as famílias poderão ter o seu lazer de forma tranquila. Isso é humanizar Cuiabá”, observou a presidente.

O espaço atenderá milhares de pessoas que moram, ou circulam pela região, que poderão desfrutar do local de lazer com segurança de comodidade, sem que deslocarem para áreas centrais da Capital.  Uma das moradoras contempladas com o novo espaço é a senhora Antônia Bonfim. A professora aposentada expôs sua felicidade pela chegada das melhorias, com um belo sorriso de quem agora vai poder fazer sua caminhada diária em um local todo iluminado.

 “Não tínhamos um ambiente de lazer  que atendesse  às necessidades das nossas famílias. As crianças brincavam em meio a destroços e entulhos. Isso, para mim que sou mãe e avó, era muito triste. E quando vi as máquinas e operários trabalhando, fiquei esperançosa, e hoje podemos contemplar um ambiente bonito, cheio de vida”, declarou Antônia.  

Presentes no evento, os vereadores Paulo Araújo e Adevair Cabral, representantes da região no Legislativo municipal, exaltaram o trabalho da gestão e reiteraram sobre a importância do resgate desses espaços para a construção de uma cidade avançada e que atenda as necessidades da população. “Emanuel vem sendo um prefeito do povo. Fazendo um trabalho de resgate e valorização dos espaços públicos, ele está consolidando sua proposta de uma gestão inclusiva e participativa, sempre nos atendendo e buscando as parcerias para realizar as benfeitorias pela cidade. Isso confirma a história de sua caminhada de que se construir gestão no coletivo é a base para transformação”.

A construção dos novos espaços de lazer tem sido uma atividade constante dentro da atual gestão do município. Somente neste ano, por exemplo, os bairros Cohab São Gonçalo, Nova Conquista e Residencial Nova Canaã já foram beneficiados com estruturas semelhantes ao do complexo esportivo do CPA IV. 

Os trabalhos de “embelezamento” da cidade também vêm acontecendo pelos canteiros centrais, viadutos e rotatórias. Aos ambientes como o viaduto da UFMT, rotatória da Viola de Cocho e canteiro central da Avenida Mato Grosso, a prefeitura de Cuiabá levou os serviços de paisagismo e jardinagem, além de várias pinturas de artistas locais.

Além das revitalizações, a gestão também lançou importantes obras de novos parques. A primeira, com localização atrás do shopping Pantanal, e a segunda, o Parque dos Motoristas, na região Sul, Distrito Industrial, e nos próximos dias lança o Parque do Caju, que também atenderá a região da grande CPA e adjacências.