Governo / COMPROMISSO

12 de Abril de 2022 09h22

Peixe Santo Solidário: Prefeitura realiza entrega aos idosos atendidos nos Centros de Convivência

12/04/2022

EMILY MAGALHÃES

Luiz Alves

Arquivo

O prefeito Emanuel Pinheiro participou, na segunda-feira (11), da abertura da 29ª edição do “Peixe Santo Solidário”, que foi realizado no Centro de Convivência para Idosos (CCI) Padre Firmo. A solenidade contou ainda com a presença da primeira-dama, Márcia Pinheiro, do secretário de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Francisco Vuolo, da secretária de Assistência Social, Direitos Humanos e Pessoa com Deficiência, Hellen Ferreira e do vereador Renivaldo Nascimento.

Até a próxima quinta-feira (14), a Secretaria de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento, em parceria com a Secretaria de Assistência Social, Diretos Humanos e da Pessoa com Deficiência e com a empresa Bom Futuro, fará a doação de 1,5 kg de pintado a aproximadamente 400 idosos cadastrados nos Centros de Convivência para Idosos Padre Firmo, Maria Ignês, Aidêe Pereira e João Guerreiro.

“Estamos na semana santa e é importante que essa identidade cultural das famílias cuiabanas seja respeitada. Além disso, é uma forma de buscarmos sempre a solidariedade, a justiça e inclusão social, oportunizando um peixe de qualidade para quem mais precisa e não tem condições de comprar pelo valor do quilo. Então, esse é um resgate da cidadania, dos idosos que já fizeram muito pela sociedade e precisam ser valorizados”, destacou o prefeito.

“Mais uma edição do Peixe Santo, de forma muito especial com a presença do prefeito e da primeira-dama, além das parcerias entre as secretarias do nosso município fazendo com que aquilo que é objetivo principal dessa gestão humanizada seja atingido, que é deixar as pessoas mais felizes, principalmente, os idosos que foram aqueles que ajudaram a construir Cuiabá e contribuíram com o nosso crescimento e, sem dúvida, merecem todo respeito, carinho e apoio”, acrescentou o secretário Vuolo.

A secretária Hellen explica que em decorrência da pandemia de Covid-19 neste ano não será realizada a tradicional “Pescaria da Melhor Idade” e, assim como no ano passado, os idosos receberão os pescados em suas residências e nos centros de convivência.

“Aproximadamente 400 idosos que foram selecionados pelos CCIs, que estão em maior situação de vulnerabilidade social e não possuem condição de fazer a aquisição do peixe. Então, faremos a distribuição nos CCIs para aqueles que têm a condição de ir buscar e estaremos levando nas casas dos idosos também. Essa será a 4ª edição da Pescaria da Melhor Idade, só que delivery”, disse a secretária.

Dona Anadir, de 72 anos, frequentadora do CCI Padre Firmo, participa do evento todo ano e agradece a ajuda oferecida pela Prefeitura. “Fico muito feliz, recebi no ano passado e neste ano também. Então, só tenho a agradecer”, disse.

PEIXE SANTO

O projeto ocorre há quase 30 anos e já virou tradição em Cuiabá reunindo todos os anos milhares de participantes, com resultado significativo na venda de pescados. Em 2020 o evento não foi realizado em decorrência da pandemia de Covid-19. Já em 2021, foi realizado em sistema drive thru para atender as medidas de biossegurança contra o coronavírus. Neste ano, a Prefeitura de Cuiabá não montará pontos de vendas devido ao alto valor comercializado pelas empresas.