Governo / GASTRONOMIA CUIABANA

20 de Setembro de 2018 11h30

ORGULHO CUIABANO - Cuiabano leva churrasco suíno para programa de culinária em TV

20/09/2018

ANDRESSA SALES

Acervo Pessoal

Sem dúvida a variedade da gastronomia é uma das grandes características que marcam a história do povo cuiabano. Nos últimos anos, algumas inovações e criações no segmento alimentício vem ganhando um novo espaço, inclusive, na área do entretenimento.

O bom é velho churrasco, por exemplo - tradicionalmente feito com a carne bovina - nas mãos do churrasqueiro cuiabano, Lamonnyel Vieira de Moraes, vira obra de arte e ganha novos complementos.

A receita deu tão certo e fez tanto sucesso nas redes sociais que rendeu o convite para participar do programa de culinária “Tempero de Família”, do canal GNT, com Rodrigo Hilbert.

O programa está com uma temporada especial de churrascos, denominada “Ferro, Fogo e Paixão” apresentando receitas caseiras e tradicionais de famílias brasileiras. Lamonnyel apresentou uma receita de churrasco suíno junto a uma guarnição especial de farofa de ovo

Para ele o convite para participar do programa foi um reflexo do trabalho que vem desenvolvendo representando Mato Grosso e Cuiabá. “Foi muito legal ser convidado para participar do ‘Tempero de Família’. Sinto que é um reconhecimento por esses quatro anos de estrada, em que vivo exclusivamente de fazer churrasco e participar de eventos em várias partes do Brasil, mostrando o meu trabalho”, disse.

O personagem desta edição da coluna “Orgulho Cuiabano”, fez parte de um grupo de 13 convidados de todo o país, sendo o único representante da região Centro-Oeste.

“Apesar de Mato Grosso não ser ainda referência em churrasco, nossa gastronomia é fantástica e riquíssima. Como gosto de inovar, sempre busco adaptar receitas típicas, aproveitar todas as partes do animal, bem como os legumes e frutas que temos aqui. Morar no estado que é o maior produtor de carnes bovina e suína permite um acesso mais fácil a essas proteínas. Fui criado dentro deste meio, fazendo churrasco, conhecendo as carnes, acompanhando o dia a dia de fazendas e isso me ajudou muito a crescer como profissional. Dentro da nossa cultura e da vontade de experimentar novos pratos e receitas, pude ir conhecendo e observando as carnes, peixes e jacarés e descobrindo novas opções gastronômicas. Isso tudo contribuiu para nos fortalecer neste mercado, sempre com curiosidade de experimentar para crescermos e oferecermos novas opções de churrasco”, concluiu.

Apaixonado pela gastronomia cuiabana, o prefeito Emanuel Pinheiro reconhece a importância de valorizar os talentos da terra e fomentar a inserção deles no mercado nacional como atrativo para o turismo, cultura, arte e outros segmentos.

“A gastronomia é uma das minha paixões. Nós somos privilegiados por estarmos em uma região rica em se tratando de produção alimentícia. Aqui temos carne de primeira, peixe em abundância, outras produções do ramo animal, cultivamos diversas variedades de frutas, legumes, hortifrúti e com isso produzimos inúmeros derivados. Estamos preparando Cuiabá para uma evolução em importantes áreas como saúde, educação, infraestrutura e o turismo complementado pela gastronomia que, com toda a certeza, é uma das nossas ferramentas que impulsionam a economia local”, explicou Pinheiro.

O episódio com a participação do Lamonnyel vai ao ar esta quinta-feira (20), às 20h, horário de Cuiabá pelo canal GNT.