Governo / POLÍTICA PÚBLICA

17 de Agosto de 2017 08h25

Niuan Ribeiro e Comissão da OAB discutem criação do Conselho Municipal da Juventude

17/08/2017

ALESSANDRA BARBOSA

Tchélo Figueiredo

Arquivo

Membros da Comissão da Jovem Advocacia (Cojad) da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MT) estiveram reunidos com o prefeito em exercício, Niuan Ribeiro, para discutir a criação do Conselho Municipal da Juventude. 

A missão do Conselho é implantar politicas públicas voltada aos jovens, abrangendo temas como educação, saúde e planejamento.“É uma honra muito grande receber todos aqui, ver colegas de faculdade, advogados como eu, pertencendo a um órgão tão importante como esse, porque sabemos da sua envergadura”, considerou o prefeito.

Conforme o presidente da Cojad, Mario Medeiros Neto, é importante o estreitamento da relação entre a OAB-MT e a Prefeitura de Cuiabá. “Muitas vezes, as pessoas têm a impressão equivocada que o órgão está restrito às entranhas dos tribunais, sendo que na realidade o serviço mais importante é social”, reiterou.

No país, são apenas 105 conselhos estaduais e municipais de juventude. Esta é a primeira vez que um grupo ligado a uma organização de direito lidera a regulamentação do conselho na Capital. Os conselhos de juventude têm a função de promover estudos sobre a juventude, criar e propor diretrizes para ação governamental voltada à promoção de políticas públicas destinada ao público jovem alinhadas às ao trabalho já desenvolvido pela Secretaria Nacional de Juventude e a Unesco.

Durante o encontro, foi entregue um documento, que deve servir de base para a criação do Conselho. A OAB mais uma vez faz seu papel como uma instituição representativa e democrática. A juventude sofre muito preconceito pela falta de experiência, mas como ter experiência sem ter oportunidades, portanto o prefeito Emanuel Pinheiro tem se mostrado muito sensível a essas questões. Ele vê que a juventude é o alicerce de todo país, tanto que é de autoria dele a Lei 9833/2012, à época deputado estadual, que institui o piso salarial para o jovem advogado”, afirmou.

Niuan ainda citou que a criação de uma política para a juventude consta no plano de governo. “A juventude terá um papel de destaque na administração municipal. A idade de 18 a 24 anos sofre com o preconceito da falta de experiência, dificultando a inclusão no mercado de trabalho. O primeiro emprego será uma ação permanente do nosso governo. Para isso, a criação do Conselho Municipal da Juventude busca implementar politicas públicas para a juventude com cursos, palestras e oficinas, além de proporcionar uma capacitação cada vez maior para dentro da sociedade”, citou Niuan o trecho do programa de governo.