Governo / REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA

22 de Julho de 2019 16h30

Niuan Ribeiro auxilia Paróquia Sagrada Família na regularização fundiária de suas comunidades

22/07/2019

RAFA GOMES

O vice-prefeito Niuan Ribeiro recebeu os conselheiros da Paróquia Sagrada Família, nesta segunda-feira (22), para auxiliá-los na regularização fundiária de suas 12 comunidades cristãs, espalhadas pela regional leste de Cuiabá. A pedido dos representantes, o gestor público acolheu a solicitação, orientando-os quanto aos trâmites e procedimentos necessários, que vão garantir que a instituição de cunho religioso possa continuar com seus atendimentos, com a seguridade de permanecer na mesma região onde atua com suas diversas igrejas. 

"Essa preocupação da Paróquia é genuína e o objetivo da Vice Prefeitura é justamente mostrar os caminhos naquilo que nos cabe, enquanto órgão municipal. Atualmente, mais de 50 mil pessoas são acolhidas de algumas forma pelas diversas comunidades que estão sob a tutela dessa instituição e é fundamental que elas possam regularizar sua situação, a fim de que se mantenham nos bairros onde estão há mais de 30 e até mesmo 40 anos, como é o caso de algumas dessas igrejas. E isso tudo precisa ser feito de maneira criteriosa, respeitando a legislação do município e seguindo todos os procedimentos necessários. E neste encontro alinhamos exatamente isso, mostrando o caminho correto, para que a Paróquia possa sanar, de uma vez por todas, essa questão”, afirmou Niuan Ribeiro, vice-prefeito de Cuiabá.

Compreendendo bairros como o Jardim Leblon, Pedregal e Planalto, a Paróquia é essencial para a vida da comunidade da região leste, onde suas igrejas estão concentradas. Existente há 20 anos, a instituição possui um termo de permissão de uso indeterminado da área onde se encontra, emitido pela Prefeitura de Cuiabá ainda em 2001, e tem realizado inúmeras atividades assistenciais na vida dos moradores locais. Segundo o padre da Paróquia Sagrada Família, Edison Mateus, muitos dependem do atendimento prestado pela unidade.

“Atuamos em diversas frentes, sempre focados em proporcionar uma melhor qualidade de vida para as famílias que estão ao nosso redor. Além de oferecer assistência básica nas áreas de saúde e alimentação, ainda possuímos uma parceria com a Pastoral do Imigrante, que se encontra na mesma extensão geográfica onde estamos e que - naturalmente - conta com o nosso suporte nos acolhimentos. Temos uma grande preocupação em continuar atendendo essas pessoas e para que isso possa ser feito com segurança e perpetuidade, precisamos nos regularizar. Para isso, a ajuda do município é de suma importância e somos gratos por saber que podemos contar com o vice-prefeito Niuan Ribeiro nesse processo”, concluiu o padre.