Governo / FORÇA-TAREFA

06 de Abril de 2018 08h40

Município, Estado e Pastoral dos Migrantes se unem na força-tarefa de acolhimento das famílias venezuelanas

06/04/2018

LUCIANA SOUZA

Luiz Alves

Arquivo

Com intuito de realizar um acolhimento digno e de qualidade para as mais de 70 famílias venezuelanas que estão migrando de seu país de origem para o Brasil, reforçando a igualdade entre todos, representantes da Prefeitura de Cuiabá, Governo do Estado e Casa dos Migrantes se reuniram na tarde desta quinta-feira (5), no Palácio Alencastro.   Durante o encontro, onde também participaram membros da Organização das Nações Unidas (ONU) e do Ministério de Desenvolvimento Social (MDS), foram apresentadas algumas medidas para recepcionar os migrantes na manhã desta sexta-feira (6), 11 horas, quando está prevista a chegada das famílias.

De acordo com o secretário de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, Wilton Coelho, essas famílias serão incluídas na sociedade cuiabana, recebendo os mesmos benefícios dos que aqui vivem.

“Os venezuelanos refugiados, assim com a população de imigrantes de demais países, como haitianos, que já se encontram aqui, terão acesso ao mesmo sistema de assistência ofertado para os brasileiros. Eles terão acesso a toda rede de assistência da Capital, podendo participar dos programas do governo federal, se cadastrando no CadÚnico, das ações dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), inclusão no mercado de trabalho através do Sine, entre outras. Este é o objetivo de estarmos aqui hoje, nesse encontro,  para recepciona-los da melhor maneira possível, fazendo com  que se sintam em casa e possam recomeçar a caminhada, com dignidade”, ressaltou Wilton.

A priori, ainda segundo o secretário, as famílias, que ficarão hospedadas na Casa do Migrantes,  irão  passar por um processo de cadastramento, já nesta próxima semana,  para serem inseridos no CadÚnico, além do acompanhamento da equipe de Saúde e trabalho. “Estamos trabalhando nesta união para inseri-los no ambiente nos próximos dias, familiarizá-los, orientá-los, dentro do que cabe ao município fazer, sempre contato com a ajuda dos nossos parceiros”, explicou o gestor municipal.

Para o coordenador do Centro do Centro Pastoral para Migrantes, o Padre  Pedro Freitas, a união é base para que os irmãos sejam bem  recepcionados, passando a eles, neste momento de dificuldade, que ainda podem viver com qualidade e transformar esta história triste.  O padre lembrou que esta ação vai além dos venezuelanos e que o grupo está promovendo uma preparação para que a cidade esteja capacidade para demais demandas com esta. “Lidamos todos os dias com situações similares a esta, onde pessoas nos pedem abrigos, sejam aqueles de longe ou os de perto. E diante dessa realidade, vejo que o ditado “a união faz a força” ser muito verdadeiro. Já conseguimos muitas doações para esta recepção. Quero somente agradecer pelo empenho de todos, que sempre que procurados tem nos sido muito solícitos. Muito Obrigada”, disse o padre.

O representante da Agência da Organização das Nações Unidas (ONU) para Refugiados, Paulo Sérgio Almeida, frisou que a força-tarefa é um resposta de acolhimento à demanda dos venezuelanos, ajudando da distribuição deles pelo estado, de maneira justa, tentando priorizar o perfil da localidade com as famílias. “O processo tem sido realizado sempre prezando pela realidade de cada região, verificando se realmente possuem possibilidade para este acolhimento. Então, dentro desse processo, temos apoiando as ações e entendemos que o poder público tem se empenhado muito no abraço da causa,” observou Paulo.

Ainda segundo Paulo, as famílias venezuelanas já passaram por checkup médico, vacinação, e também informaram que são pessoas, na maioria, qualificadas profissionalmente, “podendo contribuir com o país, mostrando, nesse processo de acolhimento, o potencial de cada um”, finalizou Almeida.

Participam também do encontro, Fernando Vicente Alves Bletarmino de Macedo, do Ministério de Desenvolvimento Social, assistente social Maysa Persona, da Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social, Dom Milton Santos, Arcebispo de Cuiabá, e representantes das Secretarias Municipais de Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Assistência, Saúde,  Governo, Ordem Pública, Educação, Gestão, Núcleo da primeira –dama Márcia Pinheiro, e da Infantaria Motorizada, capitão Rodrigues.