Governo / GESTÃO PARTICIPATIVA

27 de Junho de 2020 07h00

Movimento comunitário passa a ter representante no Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus

27/06/2020

BRUNO VICENTE

Assessoria

O Comitê de Enfrentamento ao Novo Coronavírus, instituído pelo decreto nº 7.839/2020, passa a contar com um representante do movimento comunitário de Cuiabá nas deliberações. A medida foi estabelecida pelo prefeito Emanuel Pinheiro no decreto nº 7.970/2020, assinado na última quinta-feira (26). O nome será definido por meio da Secretaria-adjunta de Relações Comunitárias.

O ato faz parte do compromisso da gestão municipal de sempre inserir o movimento nos debates de ações que visam atender as principais demandas da população. O decreto determina ainda que a Câmara Municipal também passa a ter direito a uma vaga no comitê, que se reúne periodicamente para estudar medidas que podem ser adotadas no combate à Covid-19. 

“Fazemos uma gestão que sempre procura valorizar esse movimento, que presta um grande serviços para Cuiabá. O líder comunitário conhece melhor do que qualquer um a realidade vivida em seu bairro e o comportamento dos moradores. Por isso, acreditamos que essa experiência pode nos ajudar a continuar traçando boas estratégias nessa guerra”, explica Pinheiro. 

Até este momento, o comitê era formado pelas secretarias de Saúde, Ordem Pública, Mobilidade Urbana, Educação, Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência, Procuradoria Geral do Município, além do próprio chefe do Executivo. O propósito é de que o trabalho dos órgãos municipais em prol da contenção do coronavírus seja efetuado em conjunto. 

Sendo assim, o comitê tem como objetivos principais planejar, coordenar e controlar as medidas de prevenção e enfrentamento ao contágio da Covid-19. O secretário-adjunto de Relações Comunitárias, Jonail da Costa, aprovou a iniciativa do prefeito Emanuel Pinheiro e lembrou que a participação do movimento comunitário tem sido constante na atual gestão do Município. 

“Essa é uma ação de extrema importância, pois dá voz aos representantes dos bairros também dentro desse debate. Já fazemos isso em outras demandas e tem apresentado resultados positivos. O líder comunitário é quem vive o dia a dia das comunidades e também pode colaborar nessa luta, seja dando ideias ou até mesmo ajudando a fortalecer o trabalho de orientação à população”, argumenta o adjunto.