Governo / MAIS MELHORIAS

18 de Maio de 2018 15h30

Moradores do 1º de Março são contemplados com reforma do Centro Comunitário e curso pré-vestibular

18/05/2018

LUCIANA SOUZA

Gustavo Duarte

Arquivo

A noite desta quinta-feira (17) foi de alegria para os moradores do bairro 1º de Março. Cumprindo com a proposta de cuidar da população menos favorecida, levando mais comodidade, segurança e lazer à comunidade, a Prefeitura de Cuiabá entregou a reforma do Centro Comunitário do bairro, e, como isso, assegurou mais um polo do Curso Preparatório Comunitário - CPC -, que tem por objetivo atender alunos de baixa renda, preparando-os para o vestibular e também para o Exame Nacional Ensino Médio (Enem).

O espaço, que estava desativado há mais de 10 anos, passou um reforma geral, ganhando nova pintura, troca da parte elétrica e hidráulica, restauração de portas, janelas e telhado, restauração da parte de calçamento, muro e instalação de grades e portões. O Ambiente também foi climatizado. No total, o município investiu aproximadamente R$ 40 mil nas benfeitorias.

“Uma obra que é fruto de parcerias e que atende os anseios da comunidade. O espaço estava depredado e hoje, será ponto de apoio de vários eventos da região, consolidando o compromisso da gestão Emanuel Pinheiro de levar mais dignidade à população,” ressaltou o secretário de Serviços Urbanos, José Roberto Stopa, que em conjunto com o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Juarez Samaniego, vem desenvolvendo o projeto de resgate de vários espaços públicos da capital.   

“Sempre faço questão de lembrar que sem os parceiros não conseguiríamos alcançar nossas metas. Então, reitero, essa obra, que garante mais esse espaço comunitário e também abrange mais educação à comunidade, com a garantia do polo do curso pré-vestibular, é fruto de um trabalho em conjunto entre grandes companheiros, visando sempre o bem-estar e qualidade vida dos cidadãos cuiabanos”, disse Samaniego.

 

 Mais um polo - Com a nova estrutura, o espaço também começou atender alunos matriculados no Curso Preparatório Comunitário - CPC -, que já tiveram a aula inaugural nesta mesma noite. Completando os seis polos de atendimento previstos no projeto do município, o curso alcançou os mais de mil alunos de baixa renda inscritos no curso, preparando-os para o processo de ingresso na faculdade. Para atender esses alunos, o a estrutura recebeu quadro escolar e mais cem novas cadeiras.  

“É com imensa alegria que participo deste projeto. Saber que mais educação chegará às comunidades é motivo para muita comemoração. Diante dessa realização, frisar aos alunos que valorizem este benefício e se dediquem aos estudos, se mantenham firmes em suas metas e se transformem em grandes profissionais”, frisou o professor e coordenador do CPC, Cláudio Taques.

Receber todas essas melhorias, segundo o presidente do bairro 1º de Março, Edivaldo Marinho da Silva, é mais um avanço dentro da comunidade, que por muitos anos estava esquecida pelo poder público. “Quero somente agradecer a atual gestão, que tem se mostrado disposta em atender nossas necessidades, O prefeito Emanuel vem cumprindo com suas promessas, e nosso bairro, com isso, está cada dia mais bonito. Além disso, agora, também nos ofertou o acesso ao curso pré-vestibular, algo muito importante, pois não são todas as famílias que têm condições financeiras de possibilitar isso aos seus filhos. Então, a comunidade está muito grata à gestão”, enalteceu o presidente.

O modelo presencial do CPC funciona todas as segundas, terças, e quintas-feiras, das 19h às 22h, contando com pelo menos 15 professores trabalhando as quatro áreas do conhecimento, Ciências da Natureza, Ciências de Matemática, Códigos de Linguagem, e Ciências Humanas e Suas Tecnologias, em seis polos, distribuídos pelas quatros regiões da capital.

“Como professor, poder colaborar no desenvolvimento desse curso me deixa extremamente feliz, principalmente, porque sei que ele será porta de entrada para realização do sonho de muitos: o acesso ao ensino superior. Que todos aproveitem e valorizem o projeto”, relatou o vereador Mário Nadaf.

Consolidando a relevância das melhorias para a vida dos moradores do bairro, a pedagoga Zezilda Lima, moradora da região há mais de 23 anos, ressaltou que a gestão atual tem algo que faz a diferença no processo – um olhar sensível aos mais necessitados -, e isso é a chave de transformação, não só para Cuiabá, mas para o Brasil e o mundo.

“Há anos passo aqui na frente dessa unidade comunitária e vejo o descaso. Estava totalmente abandonada, servindo de ponto de droga, entre outros fatores negativos. Isso me deixava imensamente triste. Presenciei várias reuniões com outros gestores e nenhum deles resolveu o problema. Então, a entrega dessa obra mostra que quando se quer faz, e faz muito mais, pois a nova estrutura também chega trazendo educação aos nossos jovens, ajudando-os no preparo para alcançar o ensino superior. Só melhorias para todos.”, finalizou a moradora.