Governo / RESGATE

01 de Dezembro de 2017 15h45

Moradores da região do Porto recebem novo Centro Comunitário

01/12/2017

LUCIANA SOUZA

Gustavo Duarte

Arquivo

Os moradores da tradicional região do Porto receberam na noite desta quinta-feira (30) a nova estrutura do Centro Comunitário. Durante a solenidade o prefeito Emanuel elucidou o quanto a revitalização da região é importante para o resgate e valorização da história de Cuiabá, principalmente neste marco dos 300 anos.

“Esta região foi palco de grandes acontecimentos da nossa história, que marcam as raízes do povo cuiabano e por muito tempo ficou esquecida pelo Poder Público, se tornando centro de marginalidade, criando-se uma cultura negativa do local. Hoje, sendo filho do Porto, me sinto muito feliz em entregar nas mãos desta comunidade, esse novo ponto de integração. Essa obra é fruto de uma parceria com a comunidade, construindo uma gestão popular e atendendo aos anseios da população sempre”, salientou Pinheiro, que agradeceu também o companheiro e cooperação de todos os envolvidos no processo.

A reforma da estrutura foi executada, em um período de 30 dias, pelas Secretarias de Serviços Urbanos e Obras e recebeu troca de piso, parte elétrica e hidráulica, telhado, pintura, calçamento, jardinagem. As melhorias, segundo o secretário de Serviços Urbanos, José Roberto Stopa, “ é a consolidação do compromisso da gestão de levar mais dignidade à população, se respaldando nas necessidades apontadas por ela e buscando com  a aproximação construir uma cidade com o DNA do povo cuiabana, sem perder  suas essências,” disse Stopa.

À frente dos trabalhos da Comunidade, o presidente da Associação de Moradores do Porto, Francisco Matos Ruiz, frisou a relevância da nova estrutura, que recebe todas as demandas dos moradores. “Um espaço de grande fluxo, ponto de apoio assistencial e de eventos festivos, que contribui no processo de crescimento pessoal e profissional dos moradores. Agradeço aos gestores e olhar sensível às nossas necessidades. Vamos continuar trabalhando pela transformação da nossa região”, ressaltou Francisco.

Presentes na solenidade, os moradores fizeram uma boa avaliação sobre a reforma. Destacaram a agilidade e qualidade dos serviços e o quanto a proximidade entre comunidade e gestão auxilia no processo de resgate da região.

“Nós adoramos viver aqui no Porto. A reforma contribui muito para o crescimento de todos que aqui residem. Um espaço de lazer, estudos, onde as pessoas podem desfrutar com segurança. Uma grata surpresa receber em tão pouco tempo receber  esse espaço , que com certeza será preservado pela comunidade. Queremos que nossa região volte a ser bela e cheia de festividades. Muito obrigada pela grata surpresa”, observou  Oracildes Nadaf, moradora do Porto há mais de 50 anos.

Também participaram da solenidade os secretários municipais de Obras, Vanbderlúcio Rodrigues da Silva; de Relações Públicas, Jonail Costa; os adjuntos de Espertes, Edilson Odilon; de Governo, Oséas Machado; e o controlador-geral do município, Marcus Brito. Do Poder Legislativo estavam os vereadores Luiz Cláudio de Castro, Paulo Henrique de Figueiredo, Cláudio Xavier (Drº. Xavier), Marcos Veloso, Misael Galvão e Mário Nadaf. Além do presidente da Federação Matogrossense de bairros (Femab), Valter Arruda, e várias lideranças comunitárias.