Governo / GARANTIA

13 de Abril de 2018 13h16

Meu Lar Minha Conquista contempla a região Oeste com regularização de mais 53 imóveis

13/04/2018

LUCIANA SOUZA

Gustavo Duarte

Organizar a Capital, que foi se formando a partir de invasões, onde isso representa aproximadamente mais 40% da cidade, promovendo a inclusão, dignificando a vida da população e levando a ela o acesso a segurança jurídica e social. Com essa visão, o prefeito Emanuel Pinheiro entregou mais 53 títulos de posse definitiva de propriedade, na noite desta quinta-feira (12), contemplando os moradores dos bairros Novo Colorado e Ribeirão do Lipa, situados na região Oeste da Capital.

“Uma alegria imensa em saber que o nosso trabalho está realizando sonhos. Hoje estamos ampliando esse, que é uns dos mais importantes programas da minha gestão, o Meu Lar Minha Conquista. Com seus imóveis regularizados e de posse do documento, o munícipe abre oportunidades para uma série de benefícios, como aprovação de financiamento para promover melhorias em suas residências, valorizando o imóvel. Isso é dignidade, cidadania, bem-estar social. Criar uma Cuiabá melhor para se viver é nosso objetivo e com a ajuda de todos, vamos avançar rumo ao progresso”, elucidou o prefeito.

Segundo o secretário de Habitação e Regularização Fundiária, Air Praeiro, a ação de regularização dos imóveis promove uma verdadeira transformação na vida das comunidades. Segundo ele, as famílias ganham uma carta de liberdade ao receber o documento. “É satisfatório ver o contentamento dessas famílias. Quando regularizamos, promovemos a urbanização desses locais e alinhamos essa ação à valorização dos demais serviços, impactando nas melhorias do ambiente urbano do assentamento, no resgate da cidadania e da qualidade de vida da população beneficiária”, disse o secretário.

Uma conquista que marca a vida de todos da comunidade, segundo a presidente do bairro Novo Colorado, Ugulina Cesária de Souza,  em que por muitos anos ficou aguardando este momento, que agora é realidade e vai promover a tão sonhada melhoria para a vida de muito. “Após anos buscando esse documento, hoje ele é realidade e esta aqui sendo entregue para essa comunidade, que por muitas vezes, esquecida, abandona, sendo desvalorizada.  Por isso, falando em nome de todos os moradores, agradecemos ao prefeito, que tem nos amparado, com olhar sensível as nossas necessidades”, observou a líder comunitária.

Umas das contempladas da noite, a dona de casa Maria Eunice de Oliveira, 51 anos, moradora há 23 anos do Novo Colorado, expressou sua gratidão com um belo sorriso, marcando a realização do sonho de ter a segurança do seu lar garantido. “Para nós que temos tão pouco, obter este documento é sinônimo de uma grande realização. Nos sentíamos esquecidos e toda vez que tentávamos buscar melhorias para os imóveis, encontrávamos vários entraves, parecendo que não éramos dignos de ter uma vida com mais qualidade.  É muito bom ser lembrada e saber que alguém está olhando e buscando atender  nossas necessidades,” contou Eunice.

Valorização da pessoa idosa  -  Durante a solenidade, o chefe do Executivo lembrou também do extenso trabalho que vem sendo realizado na valorização dos que tato contribuíram para a construção da história e desenvolvimento de Cuiabá. A entrega do título de regularização entregue na casa da pessoa idosa, com mais de 70 anos. A ação começou no fim do ano de 2017  e até a presente data já alcançou mais 30 imóveis. “A gestão tem um compromisso de valorização da população, e priorizar os atendimentos à pessoa idosa faz parte deste compromisso. Temos trabalhado uma gestão dignificada dentro de um sistema de inclusão social, onde todos possam viver com qualidade e valorizar aqueles que tanto nos doaram é o mínimo que podemos fazer,” finalizou Emanuel.

Ao todo, a Prefeitura realizará nove entregas, alcançando as quatro regionais da Capital, titularizando 1.183 imóveis, neste mês de abril, em alusão as comemorações do aniversário de  299 anos da cidade. Até o momento, foram entregues 560 títulos.

A ação segue o compromisso do prefeito de regularizar 20 mil áreas das quatro regiões da Capital, nestes próximos anos, através do programa “Meu Lar, Minha Conquista”. O programa teve início na gestão atual e já entregou, em 2017, 2.500 títulos.  A previsão para este ano é alcançar 27 bairros, com 5.000 títulos entregues.