Governo / DIA DAS MÃES

08 de Maio de 2022 07h35

Mês das Mães: Prefeitura de Cuiabá aplica programas inéditos, ampara famílias e se destaca como referência no país

08/05/2022

SECOM

Luiz Alves

Arquivo

Maio de 2022 ficará marcado pela série de ações que se consolidam no cuidar das famílias. Na semana de celebração ao Dia das Mães (comemorado neste domingo), a Prefeitura de Cuiabá, na gestão Emanuel Pinheiro, mais uma vez,  se destaca no respeito e na atenção às pessoas. Medidas certamente servirão como referência ao cenário nacional.

Em uma ação inédita no país, a gestão iniciou o  pagamento de um benefício aos filhos das mulheres que tiveram a vida ceifada em crimes de feminicídio. A primeira parcela, no valor de R$ 606,  já foi depositada para que essas famílias, já tão atordoadas pela ausência brutal, possam contar com um auxílio para o sustento dos pequenos. 

"A iniciativa, que mereceu elogios da ministra da Mulher e da Família e dos Direitos Humanos, Cristiane Britto, tem a assinatura da primeira-dama de Cuiabá, Márcia Pinheiro, a quem eu agradeço por toda sensibilidade e cuidado aos nossos filhos (Emanuelzinho e Elvis). Necessário ainda que eu cite sua incansável dedicação ao fortalecimento das famílias e a melhoria da vida de tantas crianças que aqui nascem ou vivem", explicou o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro.

Também na última semana,  o prefeito assinou um decreto que evidencia o respeito da gestão para com as colaboradoras e colaboradores que necessitam de suporte para garantir o cuidado a seus filhos e filhas. A partir de agora, a Prefeitura de Cuiabá assegura a redução especial de 50% (cinquenta por cento) da carga horária, sem a redução do seu salário, à servidora ou servidor responsável legal por pessoa com deficiência. No âmbito da administração municipal, a jornada será diferenciada.

"Mais uma vez, a capital mato-grossense servirá de modelo sendo a primeira do Estado a adotar a medida. Nosso entendimento é o de que os cuidados especiais são fundamentais e exigem de  pais ou responsáveis uma assistência quase integral,  seja para a habilitação ou reabilitação ou atendimento das necessidades básicas diárias. Isso é humanização. Neste domingo especial, em nome da minha genitora, Maria Helena Maria Helena de Freitas Pinheiro, a mulher que me inspira e me edifica todos os dias, eu  parabenizo às mães da minha amada Cuiabá e reafirmo o compromisso em continuar transformando nossa capital e investindo no desenvolvimento, melhorando a vida das pessoas. Um feliz e abençoado dia das mães!", finaliza o gestor.