Governo / RESTABELECIMENTO

16 de Agosto de 2018 14h24

Medidas são cumpridas e consolidam proposta de Pinheiro para equalização e dignificação da Saúde

16/08/2018

LUCIANA SOUZA

No intuito de equalizar e dignificar o sistema de saúde do município de maneira que o cidadão cuiabano tenha acesso a serviços de qualidade, o prefeito Emanuel Pinheiro tem sido pontual no cumprimento dos compromissos firmados com a população. Seguindo essas finalidades, as medidas desenvolvidas pela gestão dentro do Pacto de Saúde, apresentado em junho pelo chefe do Executivo, que traz uma série de ações, voltadas para novas diretrizes da gestão da Saúde do município, vem alçando seus objetivos.

Com investimentos nos âmbitos estrutural, institucional e técnico, as mudanças já estão produzindo resultados significativos na tratativa de mitigar problemáticas antigas e recentes do setor, como o de distribuição de medicamentos e insumos na Capital. Conforme o prefeito, o cenário calamitoso, que instalou-se na saúde, é fruto de vários gargalos acumulados por anos, mas que com muita determinação, aos poucos, com a cautela necessária, a equipe vem avançando na resolutivas destes. Ele reitera que vem acompanhando de perto diariamente os processos, para que tudo seja cumprindo com a melhor qualidade e em tempo oportuno, assegurando todos os direitos dos cidadãos à saúde.

“Com essa força-tarefa em funcionamento, os resultados já podem ser observados nos andamentos de alguns processos, como a questão da distribuição dos medicamentos e insumos pelas unidades, além das licitações nessa esfera e também dos equipamentos do novo Pronto-Socorro. Temos ciência da realidade da rede de saúde, que não é um problema pontual só de Cuiabá, estendendo-se em nível de Brasil, mas com uma equipe focada e alinhada às metas, tenho certeza de estarmos no caminho certo e chegaremos aos 300 anos reestabelecendo o fluxo da saúde de forma funcional”, afirma Pinheiro.

Para a construção e consolidação desse novo cenário que vem se desenhando na saúde de Cuiabá, a equipe da Secretaria de Saúde, nesses 120 dias, não mediu esforços no desenvolvimento e execução das medidas do plano de ações. A força-tarefa traz propostas de curto, médio e longo prazo, para suprir as necessidades da população usuária do Sistema Único de Saúde (SUS), como: realinhamento dos pregões de medicamentos, realização de adesões de atas para sanar a falta de insumos hospitalares, compras emergenciais e realização de cotações no mercado, objetivando dar celeridade aos processos.

Em relação aos processos licitatórios de medicamentos e insumos, em março foi efetuado o Pregão Eletrônico de nº 006/18, onde foi totalizado o valor de R$ 130 milhões, para compra de 562 itens medicamentosos. Deste valor, R$ 71 milhões já foram homologados, o que confere a aquisição 319 itens, como já foi divulgado em meses anteriores.

Esse processo, segundo o secretário-adjunto de Gestão de Saúde, Flávio Taques, segue em operação, com a publicação de três pregões, com previsão para acontecerem neste mês de agosto. Sendo um para aquisição de medicamentos e dois para insumos. “Estamos trabalhando para que todo o processo seja finalizado com êxito dentro deste mês de agosto para que alcancemos os resultados esperados, suprindo os estoques das unidades. Nisso, restabelecer os atendimentos dentro de uma dinâmica funcional, em que o usuário do SUS não fique descoberto e assim cumprindo os prazos determinados pelo prefeito”, explica Taques.

Dentro do processo também foram feitas compras emergenciais de medicamentos e insumos, evitando que os atendimento das unidades parassem. Além disso, nesta terça-feira (14), também foi realizado um pregão para compra de insumos odontológicos.

A força-tarefa também estende-se ao processo de compra dos equipamentos do novo Hospital e Pronto-Socorro.  A previsão é de que aconteça mais seis pregões nos próximos meses e ainda uma outra licitação para aquisição da parte dos itens de mobiliário, instrumentais cirúrgicos, suprimentos, equipamentos e materiais de apoio, além das equipes de serviços, que deverão ser terceirizados no Pronto-Socorro, como laboratório de análises clínicas, radiologia, lavanderia e nutrição.

“Sabemos que o cenário é complicado, os processos são morosos, mas a gestão está caminhando e, aos poucos, aplicando as metodologias corretas e seguindo a transparência nos processos, vamos entregar uma rede de saúde digna aos cidadãos cuiabanos”, garante o secretário.

 

Mais resultados – Os resultados positivos também já estão refletindo na relação entre o município e os fornecedores. De acordo com a diretora de Logística e Suprimentos, Luciana Franco, as dificuldades nos andamentos dos processos e a grande instabilidade que se instalou na rede de saúde, em decorrência de anos e anos sem receber a devida atenção, ocasionou no desgaste na relação, causando o desinteresse dos fornecedores em atender as demandas da rede.

“Houve essa situação e ela vinha sendo um dos nossos entraves na celeridade dos abastecimentos.  Mas a atual gestão, mesmo encontrando um cenário de calamidade pública, não se isentou de trabalhar assiduamente para mudar essa situação. E hoje, buscado negociar as pendências financeiras da Secretaria, já conseguimos restabelecer o bom relacionamento com os fornecedores - peça importante para o bom funcionamento dos atendimentos. Isso também vem sanando as dificuldades no âmbito da aquisição, que passa a melhorar gradativamente”, diz a diretora.

Outra medida na esfera pessoal que vem refletindo no processo, é a aproximação do corpo de servidores administrativos com as equipes das unidades. Luciana fala que essa aproximação traz celeridade aos trâmites dos procedimentos.” Estar em contato direito com as unidades, estabelecendo um bom relacionamento, nos ajuda a compreender melhor as suas necessidades -  visto que cada uma tem suas particularidades -, viabilizando, assim, soluções mais práticas e dinâmicas”, completa.

Os processos licitatórios receberam reforços de 12 farmacêuticos, para realizar análise técnica dos 319 itens homologados na licitação. A mesma equipe também fará a análise dos 243 itens fracassados no pregão 006, com características físico-químicas diferentes dos homologados – indicados para diferentes enfermidades e perfis epidemiológicos.