Governo / AGORA É LEI

04 de Outubro de 2018 11h56

Lavagem das escadarias da Igreja Nossa Senhora do Rosário e São Benedito passa a fazer parte do calendário oficial do Município

04/10/2018

CAROLINA MIRANDA

Luiz Alves- SICOM

Arquivo

Por intermédio da lei de nº 6.304 de 28 de setembro de 2018, fica incluída no calendário oficial de eventos do município de Cuiabá, a lavagem das escadarias da Igreja Nossa Senhora do Rosário e São Benedito.

A data será celebrada, anualmente, no segundo sábado que antecede o domingo da procissão de encerramento dos festejos de São Benedito. As festividades de São Benedito geralmente acontecem no primeiro semestre de cada ano. 

Em 2017 a lavagem foi realizada pela primeira vez em Cuiabá, e reuniu 600 participantes. Já em 2018, a participação popular dobrou. Cerca de 1.500 participantes prestigiaram o evento.

O ritual tradicional acontece com cânticos e hinos religiosos, além de toques de tambores e todos vestidos de branco. Mulheres com suas "quartinhas”, vasos que trazem com flores e água com essência de alfazema, puxam o tradicional cortejo.

Ao final, em frente à igreja, membros de todas as religiões se unem para fazer um ato simbólico de paz. A lavagem é um evento popular e está aberto a todas as comunidades e de todas as religiões.