Governo / ATENÇÃO BÁSICA

07 de Julho de 2022 11h23

Gestão Emanuel Pinheiro entrega nova Unidade de Saúde da Família no Residencial Nico Baracat

07/07/2022

Luana Ogiwara

Davi Valle

Arquivo

A gestão Emanuel Pinheiro realizou a entrega da unidade básica de saúde (USF) Enfermeira Mirian Pinheiro, na noite de quarta-feira (6). Dessa vez, os contemplados foram os moradores do Residencial Nico Baracat 1,2 e 3 e adjacências. Aproximadamente 10 mil pessoas/mês serão beneficiadas pelas equipes de saúde.

A obra realizada no local teve como objetivo oferecer mais comodidade para os pacientes que são atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Com capacidade de acolher duas equipes de Saúde da Família, a unidade foi entregue totalmente climatizada, equipada com novas mobílias e equipamentos de última geração, além de salas odontológicas.

A unidade de saúde Mirian Pinheiro vai servir como ponto de apoio para as equipes, que irão realizar os atendimentos de aproximadamente 12 bairros locais. São realizados ainda atendimentos médicos, enfermagem e alguns procedimentos técnicos como: vacinas, aferição de pressão arterial, testes de glicemia, curativos, saúde bucal, farmácia, dentre tantos outros.

“É mais uma unidade de saúde totalmente equipada com o que há de melhor e preceituando com o que assumimos com a população de se fazer uma gestão mais humanizada, com atendimento digno para nossa gente. As pessoas quando chegam, às vezes, nem sempre precisam de atendimento, mas de um acolhimento, de uma atenção”, disse o vice-prefeito José Roberto Stopa.

Segundo a diretora da Atenção Básica, Welignem Leite da Silva, a comunidade local vai contar com atendimento de uma equipe multidisciplinar, que será feito por um médico da família, uma enfermeira, dois técnicos de enfermagem, um dentista e um auxiliar em saúde bucal. “Nós estimamos que iremos atender cerca de 150 pessoas. Isso quer dizer que serão aproximadamente mais de 10.000 pessoas beneficiadas no local mensalmente”, completou Silva.

A USF Nico Baracat- Enf. Miriam Pinheiro teve um investimento de aproximadamente R$ 850 mil com uma área total construída de 340,04 m². Conta ainda com duas equipes de Atenção Básica, e cada equipe será responsável por acompanhar as 10.000 mil pessoas. A unidade conta ainda com duas modernas cadeiras odontológicas para facilitar o acesso da população aos locais de atendimentos de saúde bucal.

A unidade de saúde é a terceira a ser entregue pela gestão Emanuel Pinheiro, somente em 2022, de um total de 10 previstas para serem entregues ainda neste ano. A secretária municipal de Saúde, Suelen Danielen Alliend, aproveitou para anunciar que outras dez unidades serão entregues ainda esse ano.

“Hoje estamos recebendo uma ferramenta que é muito importante e que fará diferença na vida de milhares de pessoas, e também mostra cada vez mais o compromisso que o nosso prefeito assumiu em fazer uma gestão mais humanizada para com as pessoas que vivem distantes do centro da capital”, comentou a secretária.

Já para Benedita Paixão Almeida, presidente do bairro Nico Baracat, a entrega do posto de saúde é fundamental para que os moradores do local possam ter acesso a saúde de qualidade sem necessariamente precisar se deslocar até o centro de Cuiabá. “Até dias atrás, não tinha cobertura aqui no bairro, e com essa entrega do nosso prefeito vamos passar a ter uma melhoria para a nossa família, pois vamos ter o posto, médica, consulta, resumindo o que posso dizer é que hoje é um dia ímpar para nós moradores do Nico Baracat.

Os bairros que serão contemplados com a USF serão: Mirante do Parque, Vila Cuiabá, Assentamento Liberdade, Manduri, Residencial Aricá, Benedita Costa Marques, Salvador Costa Marques, Condomínio Ilhas Canárias, Condomínio Ilhéus, Residencial Nico Baracat I,II,III e Colina Verde.  

Funcionamento

De acordo com a  secretária Suelen Danielen Alliend, a unidade de saúde já entrou em funcionamento nesta quinta-feira (9). “Aos moldes de um PSF, a unidade prestará todos os atendimentos inerentes da Atenção Primária com um diferencial de humanização do prefeito, que será a área de odontologia. A equipe já está preparada e devidamente qualificada para realizar os atendimentos de livre demanda à população, fortalecendo a virada de página na Saúde. Os atendimentos são feitos das 7h às 17h com uma pausa às 11h e retornando às 13h do almoço.

Autoridades Presentes

Além do Vice- Prefeito, José Roberto Stopa e da Secretária de Saúde Municipal de Saúde, Suelen Danielen Alliend, fizeram parte do dispositivo de honra diversas lideranças locais e os vereadores: Adevair Cabral, Cezinha do Nascimento e Mário Nadaf.